O Concílio Vaticano II e a Santa Missa
Tal como acontecia antes do Concílio agora na Santa Missa continua a realizar-se no Altar o Sacrifício da Cruz de Nosso Senhor oferecido a Deus por nós.
O Concílio Vaticano II indica aos fiéis que na Santa Missa devem-se oferecer em união a este Sacrifício:
"Sempre que no altar se celebra o sacrifício da cruz, na qual
«Cristo, nossa Páscoa, foi imolado» (1 Cor. 5,7), realiza-se também a obra da
nossa redenção. Pelo sacramento do pão eucarístico, ao mesmo tempo é
representada e se realiza a unidade dos fiéis, que constituem um só corpo em
Cristo (cfr. 1 Cor. 10,17). Todos os homens são chamados a esta união com
Cristo, luz do mundo, do qual vimos, por quem vivemos, e para o qual caminhamos."
(Lumen Gentium 3)
"Os fiéis pela participação no
sacrifício eucarístico de Cristo, fonte e centro de toda a vida cristã, oferecem
a Deus a vítima divina e a si mesmos juntamente com ela" (Lumen Gentium 11)
"Para realizar tão grande obra,
Cristo está sempre presente na sua igreja, especialmente nas acções litúrgicas.
Está presente no sacrifício da Missa, quer na pessoa do ministro -
«O que se
oferece agora pelo ministério sacerdotal é o mesmo que se ofereceu na Cruz»
- quer e sobretudo sob as espécies eucarísticas."(Sacrosanctum Concilium 7)
"O nosso Salvador instituiu na
última Ceia, na noite em que foi entregue, o Sacrifício eucarístico do seu Corpo
e do seu Sangue para perpetuar pelo decorrer dos séculos, até Ele voltar, o
Sacrifício da cruz, confiando à Igreja, sua esposa amada, o memorial da sua
morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de
caridade, banquete pascal em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e
nos é concedido o penhor da glória futura"(Sacrosanctum Concilium 47)
"É por isso que a Igreja
procura, solícita e cuidadosa, que os cristãos não entrem neste mistério de fé
como estranhos ou espectadores mudos, mas participem na acção sagrada,
consciente, activa e piedosamente, ... aprendam a oferecer-se a si mesmos, ao oferecer
juntamente com o sacerdote, que não só pelas mãos dele, a hóstia imaculada"(Sacrosanctum Concilium 48)
"Para que o Sacrifício da missa
alcance plena eficácia pastoral, mesmo quanto ao seu rito, o sagrado Concílio,
tendo em atenção as missas que se celebram com assistência do povo, sobretudo
aos domingos e nas festas de preceito, determina o seguinte: O Ordinário da
missa deve ser revisto, de modo que se manifeste mais claramente a estrutura de
cada uma das suas partes bem como a sua mútua conexão, para facilitar uma
participação piedosa e activa dos fiéis." (Sacrosanctum Concilium 49,50)
"Recomenda-se vivamente um modo mais perfeito de participação na missa, que
consiste em que os fiéis, depois da comunhão do sacerdote, recebam do mesmo
Sacrifício, o Corpo do Senhor."(Sacrosanctum Concilium 55)
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