terça-feira, 12 de junho de 2018

Andaremos distraídos?

Continuando a reflexão sobre a Fé, tendo no olhar sempre os simples e humildes, questionamos agora o porquê de tanta relativização, porque é que muitas pessoas não vão à missa, outras vão raramente, outras mesmo tendo os filhos na catequese não vão e não os levam, ou apenas raramente o fazem? Andaremos distraídos?

Vêmos que as pessoas até consideram a missa e as coisas da religião importantes mas muitas vezes têm também outras coisas a que dão também importância. As pessoas estão simplesmente a viver a sua vida, querem ser felizes e tentam compatibilizar as diferentes solicitações e deveres que têm, tentando alcançar esse fim: viver feliz.
O desejo de termos uma vida feliz, plena e realizada é normal, é um desejo que só por si não tem mal nenhum. Mas não estaremos a procurar a felicidade no lugar errado e na forma errada?

No Evangelho Jesus não nos promete uma vida feliz, plena e realizada, antes pelo contrário indica-nos que quem o seguir será alvo de perseguições, como Ele foi, terá de carregar a sua cruz. O que Jesus nos promete é no fim do caminho neste mundo, tendo Fé em Deus, amando-O sobre todas as coisas e levando uma vida de Caridade, praticando as bem-aventuranças, praticando o amor ao próximo, sendo verdadeiros discipulos alcançaremos um lugar no Seu Reino, estaremos junto d'Ele no Céu. Essa é a verdadeira vida.

Aqui vêmos uma grande diferença entre a prática de relativização que vêmos ocorrer e a mensagem de Jesus. A primeira procura a felicidade na terra e Jesus dá-nos a felicidade no Céu, no Seu Reino. Parece que sim, estamos de facto distraídos.

Aquele desejo que falava acima é um desejo natural, foi inscrito por Deus em nós na nossa natureza humana. É o desejo que nos vai fazer partir em busca de algo mais. Na nossa ignorância procuramos, mas na realidade esse desejo só será realizado quando estivermos com Deus.
Para nossa felicidade esta busca não precisa de ser às escuras, pelo contrário, Jesus que é a verdadeira Luz diz-nos como se realiza essa busca e o que encontraremos no fim (Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida). Se não soubermos o quê e o como estaremos na mesma à procura às escuras, o que em relação a Deus se verifica quando apenas temos uma crença religiosa: acreditamos em algo que nos preenche e realiza mas não sabemos bem o quê, como nem com a certeza de que fim. É a crença dos pagãos que divinizam a natureza ou elementos da natureza, criam falsos ídolos, etc. É a crença dos fariseus e doutores da Lei que para com Deus apenas consideram preceitos e regras sem uma vida edificada em Deus e é também a crença da vida levada apenas segundo o humanismo, tendo o Homem e um mundo melhor como objectivo onde Deus não entra ou entra apenas se for para preencher ou melhorar a vida do Homem na terra, trocando na prática os papeis do Homem e de Deus.
(uma nota: melhorar a vida do Homem na terra e ter um mundo melhor são importantes! Mas não são o objectivo de ser cristão. O objectivo é edificarmos a vida em Deus, melhorar a vida do Homem na terra e ter um mundo melhor são então um dever e um fruto da Caridade, são o fruto de sermos bons cristãos mas sempre tendo Deus como a medida do Bem e não apenas o Homem ou o mundo).

Cristo retira-nos da dúvida e da ignorância e dá-nos a Luz: crer no Deus único e verdadeiro!

Assim, para que a Luz de Cristo chegue às pessoas é necessário transmitir a Fé, todos os pontos da Verdade, os artigos da Fé em que devemos acreditar, sem relativizar, incluindo quer as coisas fáceis quer as difíceis. Depois, a pessoa pedindo a Deus a graça de acreditar firmemente adere e dá o seu assentimento à Verdade, diz sim eu acredito! E convertendo-se passa a viver segundo a Fé, uma vida cristã.

Alguma vez paramos para pensar nisto? Eu acredito? Só o facto de existir o Deus único e verdadeiro deve-nos fazer pensar, dar uma resposta. Parem para pensar, é magnífico, Deus é eterno, criou o Universo e criou-nos a nós! Só este ponto pede de nós uma resposta, não podemos permanecer indiferentes, na ignorância.

Muitas vezes na transmissão já acontece a relativização, o que aos ouvidos das pessoas hoje em dia soa como se o que Jesus nos dá fosse a vida feliz, plena e realizada no mundo em vez do caminho belo e exigente para o Céu. Isso acontece por exemplo em duas frases que é comum escutarmos: "Deus ama todos, mesmo os que pensam diferente de nós" e "não podemos duvidar do amor de Deus, Deus perdoa sempre".

Nas duas frases ao ouvinte que procura uma vida feliz, plena e realizada no mundo elas soam como um alivio, uma confirmação na relativização, afinal Deus ama e perdoa. Mas o que realmente significam?

"Deus ama todos, mesmo os que pensam diferente de nós" isso é verdade, o amor de Deus é imenso mesmo para os que pensam diferente de nós, que não são cristãos. E qual é esse amor imenso? É ter dado o Seu Filho para que pela Sua morte e ressurreição possam também eles alcançar um lugar junto d'Ele no Céu. E como podem alcançar o Céu? Acreditando em Jesus, que é mesmo o Filho de Deus, convertendo-se. A frase não é para estarmos indiferentes, como se fosse apenas um «olá» podemos continuar a nossa vida e vamos todos para o Céu. Não, a frase é para ajudarmos à conversão, é necessário conversão e acreditar.

"Não podemos duvidar do amor de Deus, Deus perdoa sempre" isso é verdade mas mais uma vez para o perdão ocorrer é necessário conversão! Deus está sempre pronto a perdoar, mesmo ao maior pecador, mas para isso é necessário aceitarmos o perdão! Precisamos de saber que estavamos a necessitar do perdão de Deus, de compreender e reconhecer o pecado, precisamos novamente de conversão!





E conversão é colocarmos o coração em Deus, vivermos já não apenas para nós mas por Deus e com Deus, como Cristo.

Não continuemos distraídos, não adianta continuar à procura da vida feliz, plena e realizada sem conversão e sem uma Fé fundada na Verdade, sem essa vida ser edificada em Deus. Isso é desperdiçar o amor de Deus e a salvação! É podermos ser condenados, pois sem Jesus já estávamos condenados!
Deus ama todos, perdoa sempre e quer que todos se salvem mas temos de nos converter! Procurai as verdades da Fé e pedi a Deus a graça de acreditar de dar o vosso assentimento, o Sim a Deus, e a partir daí edificai a vossa vida!

No Evangelho em João (3, 16-21) Jesus é claro na Sua missão: "Tanto amou Deus o mundo, que lhe entregou o seu Filho Unigénito, a fim de que todo o que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna. De facto, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no Filho Unigénito de Deus. E a condenação está nisto: a Luz veio ao mundo, e os homens preferiram as trevas à Luz, porque as suas obras eram más. De facto, quem pratica o mal odeia a Luz e não se aproxima da Luz para que as suas acções não sejam desmascaradas. Mas quem pratica a verdade aproxima-se da Luz, de modo a tornar-se claro que os seus actos são feitos segundo Deus.".

Se procurais uma vida feliz, plena e realizada, se procurais o Bem, ser justos e bons, procurai a Fé, acreditai e convertei-vos, edificai a vida em Deus. Tudo o resto é ilusão e vaidade que passa, correndo o risco da condenação eterna ao esquecermos o amor e perdão de Deus!

Santo Inácio de Loyola sintetiza muito bem porque existimos e qual é o nosso fim, é isto a vida do cristão, tudo o resto são falsas promessas de felicidade:
"O homem é criado para louvar, prestar reverência e servir a Deus nosso Senhor e, mediante isto, salvar a sua alma; e as outras coisas sobre a face da terra são criadas para o homem, para que o ajudem a conseguir o fim para que é criado.
Donde se segue que o homem tanto há-de usar delas quanto o ajudam para o seu fim, e tanto deve deixar-se delas, quanto disso o impedem."
.

Estamos aqui a caminho do Céu, a nossa vida tem um propósito maior que é Deus: a verdadeira e única felicidade do Homem. Não desperdicemos o propósito maior da nossa vida levando uma vida distraída, ignorante em relação a Deus, presa ao hedonismo (satisfação de todos os desejos e prazeres), criando falsos ídolos que substituem Deus ou colocando-nos a nós como Deus, como a medida do Bem.

Aqui na terra a vida feliz, plena e realizada faz-se simples e humildemente vivendo na Graça de Deus a caminho do Céu! Guardando os mandamentos e praticando a Caridade. Aí descubrireis a verdadeira liberdade!

2 comentários:

  1. Boa Noite Francisco
    Obrigada por este alerta, sim andamos todos distraídos e nem damos conta que tantas vezes iludimos aqueles que procuram a Verdade....

    Procurei o seu email, mas não encontrei...
    o nosso é catequese.cucujaes@gmail.com se for possível envie-nos um email

    Muito obrigada
    Saudações Paz e Bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou enviar-vos um email para ficarem também com o meu contacto, obrigado.

      Muitas vezes mostramos a beleza de ser cristão mas esquecemos que para a vermos é necessário conversão e acreditar. Sem isso corremos o risco de vermos apenas a nossa beleza e não a beleza de Deus.

      Eliminar