sexta-feira, 15 de junho de 2018

É preciso viver, não ir vivendo

Na quarta-feira o Papa Francisco na sua audiência geral citou a frase "é preciso viver, não ir vivendo" de uma carta do Beato Pier Giorgio Frassati, vale a pena ler a carta para compreendermos essa diferença entre viver ou ir vivendo.

A carta pode ser lida aqui em italiano, coloco a minha tradução para português:

"Carta para Isidoro Bonini, 27 de Fevereiro de 1925

Carissímo,


...Cada vez mais compreendo qual é a Graça de ser Católico. Pobres daqueles desgraçados que não têm Fé: viver sem uma Fé, sem um património a defender, sem perseverar numa luta continua pela Verdade não é viver mas ir vivendo. Não devemos mais ir vivendo mas viver porque mesmo que atravessemos desilusões devemos nos recordar de que somos os únicos que possuímos a Verdade, temos uma Fé a presevar, uma Esperança a alcançar, a nossa Pátria.  E assim banimos qualquer melancolia que só pode existir quando a Fé está perdida. As dores humanas tocam-nos, mas se elas são vistas sob a luz da Religião e, portanto, de resignação não são prejudiciais, mas saudáveis ​​porque purificam a Alma dos pequenos mas inevitáveis ​​pontos pelos quais nós homens, devido à nossa má natureza, muitas vezes nos manchamos.

Nesta santa Quaresma com o Coração ao alto e sempre em frente pelo triunfo do reino de Cristo na sociedade.

Saudações cordiais em J.C.
Fra Girolamo"

A sociedade vai vivendo, indiferente, descrente ou com uma crença em algo em que o horizonte é apenas aqui na terra.
Devemos viver, ter Fé e acreditar, edificados na Verdade, amando a Deus sobre todas as coisas como Nosso Senhor, Criador de todas as coisas e como nosso Pai.

Procuremos a Fé que esclarece a Verdade, ajuda-nos a conhecer Deus e a saber o que pretende de nós, pois não se ama o que não se conhece. Deixemos as ilusões do mundo que promete a felicidade na terra, o cristão não procura a felicidade porque já a encontrou no Deus único e verdadeiro, o que o cristão procura e vive é a alegria de acreditar e a forma de a transmitir ao próximo.

É preciso viver, não ir vivendo!

Sem comentários:

Enviar um comentário