terça-feira, 12 de setembro de 2017

Por Cristo, com Cristo e em Cristo

"Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a Vós Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória agora e para sempre."

Sobre esta oração partilho um excerto de um livro do bispo São Manuel González, canonizado pelo Papa Francisco, que melhor do que eu sabe explicar a beleza dessa oração:

"A Missa é a verdadeira oblação do Sacrifício, não apenas do corpo físico de Jesus Cristo, mas também do Corpo Místico. E, portanto, de todos os seus membros saudáveis, isto é, os cristãos em estado de graça, oferecem-se e são oferecidos a Deus como Missa, da mesma forma, com o mesmo valor e apreço com que se oferece Cristo.
Ou seja, como pelo Baptismo somos incorporados ao Corpo Místico de Cristo e somos um de seus membros, pela Santa Missa somos enxertados no Seu Sacrifício, de modo que corremos o mesmo destino abençoado do Corpo sacrificado ao qual pertencemos.
Através e em virtude deste meu enxerto no Augusto Sacrifício, sempre que eu ofereço uma Missa, e participe nela em um estado de graça, a Majestade de Deus recebe desta criatura de pó, a mesma coisa. A mesma glória que lhe dá a propiciação, louvor, gratidão e oração de seu Filho imolado, Cabeça, Alma e Vida do Corpo de que sou membro.
É por isso que o sacerdote, após a consagração, ao mesmo tempo que levanta o cálice do sangue e a Hóstia Sagrada, pode dizer em nome de toda a Igreja, que é o seu Corpo Místico, diante do céu, da Terra e dos abismos, para a Trindade Augusta: Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a Vós Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória agora e para sempre.
Que alegria a minha alma sente! Por muito ofendido, desprezado, blasfemado e injustamente tratado que Deus seja por muitos homens, a minha Mãe, a Igreja e cada um de nós que temos a felicidade de pertencer ao seu corpo e alma, podemos dar a Deus infinitamente mais glória do que ofensas Ele pode receber dos pecados dos homens.
Enchei as vossas almas desta única ideia e deste único sentimento: Eu vou dar a Deus nesta Missa toda a sua glória, para que essa Missa seja minha!
Que satisfação do dever cumprido pode ser comparado ao pagamento a Deus como Ele merece?
Tem a ciência ascética, arte ou a vida, memória, meio ou segredo mais poderoso do que a Missa para produzir nas almas a glória de Deus?
Pois: quanto mais santidade a Igreja possui, o principal oferente visível do Sacrifício e, portanto, quanto mais santos são os que a formam, mais intensa, agradável e aceitável será a glória que, por cada Missa, sobe da Terra ao Céu. A melhor enxerto, melhor fruto!"

Que maior alegria pode haver em termos dado a Deus toda a honra e toda a glória?
Só o fizemos porque o fizemos em união com o Sacrifício da Cruz no Altar,  "Por Cristo, com Cristo e em Cristo".

Sem comentários:

Enviar um comentário