quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Porque há-de um jovem ser cristão?

Muitas vezes vemos indicado que os jovens serão cristãos a partir do momento em que existir um «encontro com Jesus». 

Penso que o «encontro com Jesus» não resulta se não mostrar aquilo que Jesus pede na oração sacerdotal em João 17:
- Vejamos a manifestação da glória do Filho que manifesta a glória do Pai.
- Procuremos a vida eterna que Jesus nos quer dar.
- Conheçamos o Deus único e verdadeiro.
- Conheçamos Jesus como Filho de Deus enviado pelo Pai para no salvar.
- Recebamos o Evangelho como verdadeira Palavra de Deus.
- Reconheçamos e creiamos verdadeiramente que Jesus veio e foi enviado pelo Pai.
- Sabermos que não somos do mundo mas estamos no mundo.
- Sejamos inteiramente de Deus por meio da Verdade.
- Que sejamos todos nós um só como Jesus e o Pai são um só.
- Que a união entre nós e com Deus sirva para que o mundo acredite em Deus.

O «encontro com Jesus» também não resulta se não virmos em Jesus o Caminho, a Verdade e a Vida, que ninguém pode ir até ao Pai senão por Jesus. Tudo o que possa haver de salvação de outra forma apenas a Deus cabe.

Penso então que um jovem há-de ser cristão se:
- descobrir que foi criado por amor por Deus para conhecer, amar e servir a Deus.
- descobrir que a sua alma é eterna e que foi criado para o Céu, é aí que está a nossa casa comum.
- descobrir que no mundo estamos como num barco a caminho da eternidade, devemos trabalhar para um mundo melhor não porque vamos criar o paraíso na terra mas por amor a Deus e ao próximo.
- descobrir que Deus enviou o Seu Filho para salvar a nossa alma da morte eterna e do pecado, que pelo Seu sacrifício abriu-nos as portas do Céu.
- descobrir que enquanto estamos no mundo sofremos as tentações do mundo, diabo e da carne e necessitamos da ajuda da graça de Deus para nos salvarmos.
- descobrir que a alegria cristã não consiste em estar sempre alegre e feliz mas em saber que somos amados por Deus.
- descobrir que existe uma Verdade pela qual lutar e trabalhar, que aí encontra os verdadeiros valores, a justiça, a misericórdia e o amor.
- descobrir que existe uma Vida maior do que a vida material no mundo, o que fazemos no mundo deve servir para a glória de Deus, para a nossa santificação e salvação, para o bem do próximo e para que o próximo também conheça Deus e se salve.
- descobrir que existe um Caminho para chegarmos até Deus, que é estreito, contém um ensinamento moral e doutrinal, que é o Caminho do Bem e que a indiferença e a relativização nos leva para fora do Caminho e nos afasta de Deus.
- descobrir que o pecado é uma ofensa para com Deus e que é recusar levar o amor de Deus ao próximo.
- descobrir que Cristo é Rei, a Ele deve estar tudo direccionado e submetido como Rei bom e justo.
- descobrir que a missão da Igreja é a santificação e salvação das almas.

É isto que a Igreja tem para oferecer aos jovens que eles não encontram noutro lugar: a possibilidade de conhecerem o Deus único e verdadeiro, pela transmissão da Fé de uma forma clara e com amor verdadeiro que os ajuda a viver segundo a Verdade.

Precisamos de Bispos e sacerdotes para santificar os jovens, ajudar a salvar as suas almas, ajudá-los a viver segundo a Graça de Deus, dar-lhes os alicerces de uma Fé firme, serem testemunhas da Verdade. Se acontecer isto vamos descobrir que os jovens são capazes se serem bons cristãos e de amarem verdadeiramente a Deus e ao próximo.

Sem comentários:

Enviar um comentário