quinta-feira, 22 de março de 2018

A Igreja – Sacramento Universal da Salvação

O Catecismo explica nos números 774 a 776 o significado da Igreja como Sacramento Universal da Salvação.

Começa por indicar que o próprio Cristo é o mistério da salvação, que se manifesta e actua nos sacramentos da Igreja.

"o próprio Cristo é o mistério da salvação: «Nem há outro mistério senão Cristo. A obra salvífica da sua humanidade santa e santificadora é o sacramento da salvação, que se manifesta e actua nos sacramentos da Igreja. Os sete sacramentos são os sinais e os instrumentos pelos quais o Espírito Santo derrama a graça de Cristo, que é a Cabeça, na Igreja que é o seu Corpo. A Igreja possui, pois, e comunica a graça invisível que significa: e é neste sentido analógico que é chamada «sacramento»." (774)


A Igreja é assim sinal e instrumento para realizar a íntima união com Deus e a unidade de todo o género humano.
"A Igreja em Cristo é como que o sacramento ou sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o género humano" (775).


"Como sacramento, a Igreja é instrumento de Cristo. «É assumida por Ele como instrumento da redenção universal», «o sacramento universal da salvação», pelo qual o mesmo Cristo «manifesta e simultaneamente actualiza o mistério do amor de Deus pelos homens». É o «projecto visível do amor de Deus para com a humanidade», segundo o qual Deus quer «que todo o género humano forme um só povo de Deus, se una num só Corpo de Cristo e se edifique num só templo do Espírito Santo»." (776)


Vêmos aqui a íntima união entre Cristo e a Igreja. Cristo é principal, o mistério da salvação e a Igreja o Seu sinal e instrumento para a íntima união com Deus e de todo o género humano, sacramento que nos comunica a Graça de Deus.
A Igreja é dom do amor de Deus para com a humanidade. Por isso mesmo é ela e somos nós alvo das seduções do maligno, que nos quer afastar da Igreja dando-nos a entender que não é importante. Como se os dons de Deus não fossem importantes para vivermos nesse amor.

Coloco duas definições simples sobre a Igreja de dois Papas que nos recordam a beleza e a importância da Igreja, como mãe amorosa que junta os seus filhos para os encaminhar para Cristo:

"Tendo Jesus Cristo fundado a sua Igreja, para ser ao mesmo tempo mãe amorosa de todos os homens e medianeira de salvação, vê-se bem o motivo por que, no decurso dos séculos, lhe deram provas de especial amor e a ela dedicaram particular solicitude todos os que se interessaram pela glória de Deus e pela salvação eterna dos homens. Entre esses notabilizaram-se, como era natural, os Vigários na terra do mesmo Cristo, numerosíssimos bispos e sacerdotes, e multidão inumerável de bons cristãos." (Beato Papa Paulo VI, Ecclesiam Suam, 6 de Agosto de 1964)


"Mãe e mestra de todos os povos, a Igreja Universal foi fundada por Jesus Cristo, a fim de que todos, vindo no seu seio e no seu amor, através dos séculos, encontrem plenitude de vida mais elevada e penhor seguro de salvação. A esta Igreja, "coluna e fundamento da verdade" (cf. 1 Tm 3, 15), o seu Fundador santíssimo confiou uma dupla missão: de gerar filhos, e de os educar e dirigir, orientando, com solicitude materna, a vida dos indivíduos e dos povos, cuja alta dignidade ela sempre desveladamente respeitou e defendeu." (Papa São João XXIII, Mater et Magistra, 15 de Maio de 1961)

O amor que se expressa pela Igreja deve-se ao amor dos Homens pela glória de Deus e pela salvação eterna de cada um de nós. Quem não se interessa pela glória de Deus nem pela salvação eterna dos Homens é o principe deste mundo, que nos seduz com o mal disfarçado de bem: A Igreja não é importante, Cristo é que é importante. É Mal disfarçado de Bem, como se ao desvalorizarmos a Igreja não estivessemos a desvalorizar Cristo e a desvalorizar o que Deus nos dá por amor.

Por favor, escutem pelo menos o Papa Francisco: "O Papa Francisco convidou hoje os católicos a combater o diabo com a “armadura” da verdade e da justiça, rejeitando que se esteja diante de um “mito”." "Fizeram crer a esta geração - a tantas outras - que o diabo era um mito, uma figura, uma ideia, ideia do mal, mas o diabo existe e nós temos de lutar contra ele”
http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/vaticano/vaticano-diabo-nao-e-um-mito-diz-o-papa/

Desvalorizar a Igreja é desvalorizar Cristo e ter apenas «certeza no Amor de Deus» é criar um Amor tão genérico, sem saber como nem porquê, sem mais certezas, que na prática se traduz na adoração do Homem pelo próprio Homem.

É Mal disfarçado de Bem.

Deus indicou-nos como, porquê e para quê, deu-nos os meios e o Senhor com os Seus ensinamentos e exemplo nos mostrou como se pode amar a Deus e como podemos aprender a amar mais a Deus.

Para que a partir daí sim possamos amar de verdade o próximo, nesse amor e por amor de Deus.

Vinde para a Casa do Pai, a Igreja que é Una, Santa, Católica e Apostólica, coluna e fundamento da Verdade, Mãe amorosa de todos os Homens e penhor seguro de Salvação.

Sem comentários:

Enviar um comentário