sexta-feira, 20 de julho de 2018

Eram como ovelhas sem pastor

"Naquele tempo, os Apóstolos voltaram para junto de Jesus e contaram-Lhe tudo o que tinham feito e ensinado. Então Jesus disse-lhes: «Vinde comigo para um lugar isolado e descansai um pouco». De facto, havia sempre tanta gente a chegar e a partir que eles nem tinham tempo de comer. Partiram, então, de barco para um lugar isolado, sem mais ninguém. Vendo-os afastar-se, muitos perceberam para onde iam; e, de todas as cidades, acorreram a pé para aquele lugar e chegaram lá primeiro que eles. Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-Se de toda aquela gente, porque eram como ovelhas sem pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas." (Mc 6, 30-34)

Seguindo o exemplo de Jesus paremos também nós um pouco para descansar. Sigamos também para um lugar isolado, para o nosso quarto mais secreto e na proximidade de Deus contemplemos a grande multidão e tenhamos dela compaixão. Tenhamos compaixão dos que vão distraídos no mundo como se Deus não existisse, daqueles a quem não foi transmitida a Verdade, daqueles a quem não foi mostrada a Vida, daqueles a quem não foi ensinado o Caminho, dos que desconhecem a Fé e a doutrina, dos que procuram o Amor mas esquecem os mandamentos, dos que procuram a felicidade no mundo e não lhes foi mostrada a felicidade do Céu, dos que não são chamados à conversão cuja salvação da alma fica abandonada à sorte, dos pequeninos que ficam a desconhecer o Deus que os criou e ficam apenas a conhecer uma parte, dos que procuram ser católicos mas ficam abandonados num cómodo protestantismo à medida de cada um, dos que desconhecem a necessidade de salvação da alma, dos que esquecem de receber o Senhor como Pastor e Guia.
Nos nossos dias é grande a multidão que são como ovelhas sem pastor!


"Antes da vinda de Cristo, a Igreja deverá passar por uma prova final, que abalará a fé de numerosos crentes. A perseguição, que acompanha a sua peregrinação na Terra, porá a descoberto o «mistério da iniquidade», sob a forma duma impostura religiosa, que trará aos homens uma solução aparente para os seus problemas, à custa da apostasia da verdade. A suprema impostura religiosa é a do Anticristo, isto é, dum pseudo-messianismo em que o homem se glorifica a si mesmo, substituindo-se a Deus e ao Messias Encarnado"

Neste tempo de crise de Fé, de abandono da Verdade, de relativização da Fé em troca de uma aparente solução dos problemas no mundo coloquemos mãos à obra. Tenhamos compaixão da multidão e comecemos a ensinar-lhes muitas coisas, a ajudar que a Fé não se perca!


Como ovelhas sem pastor está a multidão, abandonada no modernismo, na solução aparente dos problemas no mundo esquecendo o motivo principal porque veio Jesus. Quem as ajuda a viver na Graça de Deus, a procurar a sua santificação e a salvação da alma? Quem as ajuda a conhecer Jesus e não apenas um cómodo amigo? Quem lhes lembra que nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus? Quem os chama a procurar o alimento de vida eterna? Quem confirma os irmãos na Fé? Quem lhes mostra a Esperança do Céu e a ajuda que Deus dá para lá chegar? Quem ensina a amar a Deus com todo o coração, com toda a alma, com todo o entendimento e com todas as forças? Quem lhes ensina o motivo porque foram criados?

Redenção e salvação
Jesus deu a vida na Cruz por todos, é essa a Redenção e esta foi realizada por todos, para que todos se salvem. Mas nem todos se aproximam de Jesus, nem todos O recebem e reconhecem de forma a poderem alcançar a salvação que Ele nos oferece. Se existisse uma salvação universal em que todos vão para o Céu porque havia de Jesus nos deixar a Igreja e os Sacramentos? É porque realmente precisamos da Sua ajuda para alcançarmos a Salvação e chegarmos ao Céu. É porque existe realmente um destino diferente se acolhemos ou não Jesus.

"Também Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela." (Mt 16, 18) 

"Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas, quem não acreditar será condenado." (Mc 16, 16)

"Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus." (Jo 3, 5)

"Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não mais terá fome e quem crê em mim jamais terá sede. Mas já vo-lo disse: vós vistes-me e não credes. Todos os que o Pai me dá virão a mim; e quem vier a mim Eu não o rejeitarei, porque desci do Céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade daquele que me enviou é esta: que Eu não perca nenhum daqueles que Ele me deu, mas o ressuscite no último dia. Esta é, pois, a vontade do meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia." (Jo 6, 40)

"Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo." (Jo 6, 51)

Salvação e o Reino de Deus
Jesus quer nos dar um lugar no Reino de Deus, a plenitude desse Reino será alcançada no fim-dos-tempos quando Jesus voltar. Aí seremos separados conforme a nossa Fé e as nossas obras. A Salvação que Jesus nos dá é o caminho para alcançarmos o Seu Reino.
Agora no mundo durante a nossa vida colocamos no mundo as sementes do Reino, trabalhando com Fé e obras, criamos um mundo melhor mas sempre com o objectivo de edificação de um lugar no Céu, no Seu Reino. Como cristãos é nosso dever trabalharmos para termos um mundo melhor, mas esse não é o nosso objectivo final, o nosso objectivo é sempre o Céu! Assim a Salvação que vamos vivendo no mundo é vivermos na Graça de Deus a caminho do Céu!

"Não acumuleis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os corroem e os ladrões arrombam os muros, a fim de os roubar. Acumulai tesouros no Céu, onde a traça e a ferrugem não corroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois, onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração."(Mt 6, 19-21)

"Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Ou que poderá dar o homem em troca da sua vida?" (Mt 16, 24-26)

O mundo
O mundo foi criado por Deus com muito amor e nele podemos ver reflectido o Amor e a beleza de Deus. Por isso sempre com o olhar no Céu, desejando conhecer, amar e servir a Deus, trabalhando para a santificação e salvação nossa e do nosso próximo, vamos construindo um mundo melhor. Onde se possa viver as sementes do Reino, com justiça e misericórdia. Vamos vivendo as bem-aventuranças, procurando a santidade que começa nas coisas simples do dia a dia e que vai até ao desejo de contemplar Deus e viver apenas da Sua Graça.
Contudo no mundo se esquecermos Deus facilmente ficamos escravos do pecado, por isso tudo o que fazemos não é para servir o Homem ou o mundo, o que fazemos faz parte do Amor de Deus, faz parte de conhecer, amar e servir a Deus, faz parte do caminho e do desejo de alcançarmos um lugar no Seu Reino.

"Ninguém pode servir a dois senhores: ou não gostará de um deles e estimará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro." (Mt 6, 24).

"Vós, porém, não quereis vir a mim, para terdes a vida! Eu não ando à procura de receber glória dos homens; a vós já vos conheço, e sei que não há em vós o amor de Deus. Eu vim em nome de meu Pai, e vós não me recebeis; se outro viesse em seu próprio nome, a esse já o receberíeis. Como vos é possível acreditar, se andais à procura da glória uns dos outros, e não procurais a glória que vem do Deus único?" (Jo 5, 40-44)

Católicos ou protestantes?
A grande diferença entre ser católico e protestante está na relação e na forma como recebemos a Fé. No caso protestante estuda-se a Fé e as Escrituras e chegamos a uma opinião de como se aplicam a nós, em que se acredita e em que não se acredita.
No caso católico recebemos a transmissão da Fé de forma completa, é nos transmitida a Verdade e perante ela nós convertemo-nos de forma a passarmos a viver segundo a Verdade. Acreditamos em todo o depósito da Fé, está ali a Verdade que Jesus nos deu e nós procuramos compreender e viver o que pertence à Verdade, pois ali está o que é justo e verdadeiro. Se alguma coisa não compreendemos ou temos dificuldade de aceitar não a vamos descartar ou ignorar, fazemos um caminho para compreender pois sabemos que o que está certo é o que Jesus nos deu e não a nossa dificuldade de compreensão.


A divisão
Como o espírito do mundo e a relativização entraram no meio de nós, vamos muitas vezes como ovelhas sem pastor pois infelizmente temos situações que ocorrem habitualmente mas que vão contra o que a Igreja ensina e definiu como norma.
  • Sacerdotes e religiosos vestidos como leigos, quando o Vaticano II não pediu isso e a conferência episcopal indica que devem usar batina ou roupa que os identifique como sacerdotes e religiosos.
  • Na oração Eucarística dizer «por todos» em vez de «por muitos» durante a consagração do vinho no Sangue do Senhor, quando nas Escrituras sempre esteve escrito «por muitos» e tendo os Papas São João Paulo II e Bento XVI pedido que se alterasse e se passasse a dizer «por muitos».
  • Ter-se tornado a comunhão na mão como prática habitual, quando a norma definida pela Igreja é comungar na boca e a comunhão na mão é apenas uma opção, tendo sido iniciada essa forma em desobediência ao Papa Beato Paulo VI e tendo o Papa Beato Paulo VI pedido para se conservar como prática habitual a comunhão na boca.
  • Ter ministros extraordinários da comunhão em todas as missas de Domingo quando a Igreja e os Papas São João Paulo II e Bento XVI pediram para só se utilizarem em situações excepcionais.
  • Termos a celebração da missa voltada para o povo, quando o Vaticano II não pediu isso, estando as instruções do missal a dar a entender que a celebração é voltada para o oriente litúrgico, e a única indicação sobre ser voltada para o povo é com base numa tradução errada da instrução do missal.
  • Ter-se removido o Sacrário do centro da Igreja, quando o Vaticano II não pediu isso.
  • Ter-se abandonado o canto gregoriano, quando o Vaticano II não pediu isso, pelo contrário incentivou-o.
  • Ter-se acabado com o latim na missa, quando o Vaticano II não pediu para abandonar o latim completamente, pelo contrário incentivou os fiéis a conseguirem dar respostas em latim.
"Se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode perdurar; e se uma família se dividir contra si mesma, essa família não pode subsistir." (Mc 3, 24-25)

Esperança
Tenhamos esperança pois "Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da Verdade" (1Tm 2, 4). A Salvação faz-se ao longo do Caminho no mundo e mesmo que a multidão se tenha afastado do Caminho há sempre a possibilidade de ajudar, pois Deus está sempre pronto a receber e a perdoar. Ponhamos mãos à obra para lhes mostrarmos a Vida maior do que a vida no mundo, por mostrarmos a Verdade e ajudarmos à conversão, a acreditarem. Por amor a Deus e ao próximo ponhamos mãos à obra pois há sempre esperança!

"Protegei, Senhor, o vosso povo que saciastes nestes divinos mistérios e fazei-nos passar da antiga condição do pecado à vida nova da graça."
Oração depois da comunhão.

Sem comentários:

Enviar um comentário