terça-feira, 23 de outubro de 2018

O Amor desordenado

O Amor desordenado

A grande tentação da sociedade actual é esquecer Deus e tentar apenas por si própria edificar um mundo perfeito. Aqui surge a forma desordenada do amor, em que o amor é direccionado apenas ao mundo e aos Homens esquecendo Deus. Noutros casos Deus é lembrado apenas para melhorar a vida do Homem, pois o bem supremo tornou-se a felicidade do Homem no mundo em vez de ser o próprio Deus e a nossa comunhão com Ele na vida da Graça.

A correcta ordem do Amor

Cada um de nós como cristãos tem o dever de trabalhar e cooperar para que o mundo seja um lugar melhor, para que o próximo seja feliz e tenha uma vida feliz, plena. Este nosso dever é realizado na correcta ordem do Amor:
- O que fazemos é para glória e louvor de Deus.
- As boas obras têm pelo menos o desejo de que o próximo conheça e reconheça o Deus único e verdadeiro, acredite, se converta e salve a sua alma.
- Sabemos que para praticarmos o bem e as boas obras e trabalharmos a nossa salvação e do próximo não o conseguimos fazer sozinhos, necessitamos da Graça de Deus.
- Sabemos que nos tornaremos pó e o mundo passará.

A heresia pelagiana

A heresia pelagiana consiste em considerar que nos podemos salvar por nós mesmos, apenas com boas obras, esquecendo de que necessitamos da Graça de Deus e esquecendo o que é o pecado original. Isto pode acontecer quando nos preocupamos em criar um mundo melhor seguindo a forma desordenada do amor.

A teologia da libertação

A teologia da libertação é uma teologia condenada pela Igreja, (por exemplo aqui),em que o Evangelho se torna no anúncio da libertação do Homem de qualquer opressão social, económica e política, de tendência marxista em que os pobres se libertam da opressão dos ricos e poderosos e em que a salvação e o Reino se tornam numa vida melhor no mundo.
Esta forma tentadora e alterada do Evangelho altera os conceitos cristãos mantendo as mesmas palavras:
- O pecado deixa de ser uma realidade pessoal que afasta a pessoa de Deus e da Sua Graça para se tornar na ausência de fraternidade e amor nos relacionamentos entre os Homens.
- A salvação é vista não principalmente como sendo a vida após a morte do indivíduo, mas em trazer o reino de Deus: uma nova ordem social onde haverá igualdade para todos.
- Embora os teólogos da libertação não neguem abertamente a Divindade de Cristo, não há confissão inequívoca de que Jesus Cristo é Deus Encarnado. O "significado" de Jesus Cristo está em Seu exemplo de lutar para ajudar os pobres e os marginalizados.
- A encarnação é reinterpretada para representar a total imersão de Deus na história de conflito e opressão do homem. Cristo veio libertar os pobres e oprimidos e ensinar-nos a construir um mundo melhor. Eles convenientemente ignoram que Jesus disse: "Pobres, sempre os tereis convosco; mas a mim nem sempre me tereis." (Mt 26, 11).
- Consideram que a missão da Igreja não é mais uma noção "quantitativa" de salvar as almas mas em vez disso, a Grande Comissão da Igreja trata de melhorar a "qualidade de vida" na Terra; assim, apoiando os pobres e os oprimidos.

As tentações no deserto

Relembremos as tentações que o Senhor teve no deserto (Mt 4, 1-11) para não cairmos nós nesta tentação de criarmos um mundo melhor sem Deus:

Tentação do diaboResposta de JesusTentação do mundo actual
Ordena que estas pedras se convertam em pãesEstá escrito: Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.Querermos apenas a felicidade no mundo esquecendo Deus e a Verdade. É esquecermos de edificarmos a nossa vida segundo a vontade de Deus, querendo seguir apenas a nossa vontade.
Se Tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo, pois está escrito: Dará a teu respeito ordens aos seus anjos; eles suster-te-ão nas suas mãos para que os teus pés não se firam nalguma pedra.Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus!Querermos a salvação apenas por nós mesmos, apenas sendo "bons", esquecendo a necessidade da Graça de Deus, o pecado original e a necessidade da ajuda de Deus para realmente sermos bons.
Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares.Vai-te, Satanás, pois está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto.Esquecermos de prestar culto e adorar Deus. Esquecermos de reconhecer Deus como criador em que tudo Lhe pertence. Esquecermos a correcta ordem do Amor. Abandonarmos a virtude da religião para ficarmos apenas por uma espiritualidade "enriquecedora".

O relativismo

Todo este movimento pode-nos levar ao relativismo pois a medida do Bem deixou de ser Deus para passar a ser a felicidade do Homem.
Vejamos a lista de relativismos em que podemos cair seguindo a forma desordenada do amor:

RelativismoFé Católica
O pecado é uma opressão na vida do Homem, é uma relação opressora entre os Homens.O pecado é o que nos afasta de Deus e da Sua Graça.
A Salvação e o Reino consistem em criar um mundo melhor.A Salvação é a possibilidade de após a morte alcançarmos a vida eterna junto de Deus. O Reino de Deus será constituído plenamente no fim dos tempos e agora no mundo está presente na Igreja.
A Vida Eterna é uma vida plena e realizada no mundo.A Vida Eterna é após a morte podermos viver eternamente junto de Deus e no mundo a nossa participação na Vida consiste em vivermos na Graça de Deus.
A missão da Igreja é ajudar os Homens a serem felizes, levando-lhes o amor de Deus. A missão da Igreja é a salvação das almas, anunciando o Evangelho, chamando os Homens à conversão e praticando as boas obras.

2 comentários:

  1. Não consigo compreender esta afirmação"não há confissão inequívoca de que Jesus Cristo é Deus Encarnado."
    Então:
    (No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.João 1:1)
    (Eu e o Pai somos um. - João 10:30) (Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. - João 14:6) (Quando vocês levantarem o Filho do homem, saberão que Eu Sou...Jo 8,28)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A frase "não há confissão inequívoca de que Jesus Cristo é Deus Encarnado" refere-se aos erros da teologia da libertação. Apesar de não negarem explicitamente a divindade de Jesus também não a declaram explicitamente, é algo que fica escondido ou num distante segundo plano.

      Eliminar