terça-feira, 1 de maio de 2018

A vocação do sacerdote


"A vocação do sacerdote

Queridos Padres e Irmãos Cónegos da Abadia de Lagrasse,

Caros irmãos e irmãs em Cristo

Durante este tempo pascal, Deus concede-me a felicidade e a eminente graça de vir aqui, neste mosteiro, que é um Cenáculo de orações e louvores a Deus. Aqui, nesta casa, Jesus ressuscitado está constantemente presente e muito em breve, de maneira muito especial, nos visitará durante esta Santa Missa. Estou realmente muito feliz para celebrar a ordenação de Irmão Bento do Sagrado Coração, no contexto desta abadia amada de Lagrasse, que, como vocês sabem, liga-se a mim por laços espirituais e amigáveis. Como não posso pensar neste momento no Irmão Vicente Maria da Ressurreição, cujo apoio e presença afectuosa na minha vida diária continuo a ver concreta e agradecidamente: este apoio e presença manifestam-se por um poder de uma intercessão que é correspondida apenas pela coragem e compaixão que ele mostrou durante sua provação terrena, que todo dia o configurou e assimilou ao Cristo crucificado e ressuscitado.

Irmão Bento Sagrado Coração é ordenado sacerdote no dia da festa de Santo Anselmo, o monge beneditino da Abadia de Bec na Normandia, tornou-se arcebispo de Canterbury, e é conhecido como o "doutor magnífico", porque é especialmente o autor do famoso argumento ontológico sobre a existência de Deus. Foi ele quem exclamou sobre a vida contemplativa: "Santíssimo e muito bom Senhor, queres mostrar misericórdia aos teus servos. Para aqueles que retornam a si mesmos, você dá um novo coração e um novo espírito; você se estabelece em seu coração e em sua alma. Dê-se a mim e implante-se na minha alma "[1].

"Dai-vos a mim e implantai-vos na minha alma": esta é a graça que imploramos para o nosso Irmão Bento do Sagrado Coração neste dia glorioso em que lhe será dado a possibilidade de compartilhar no sacerdócio de Cristo. Mas para isso ele deve constantemente retornar a ele, no santuário de seu coração, que ele não permaneça fora e superficial como a maioria dos homens hoje.

"Tu és o sal da terra ... Tu és a luz do mundo", diz Nosso Senhor Jesus Cristo no Evangelho deste dia, no coração deste tempo pascal. Cada pessoa baptizada é enviada em missão para um mundo que, por orgulho e indiferença, se afasta cada vez mais de Deus, um mundo "secularizado" onde Deus é excluído e ausente. Mas um mundo sem Deus é um mundo de trevas escuridão, confusão e perversão; Um mundo sem Deus é um mundo sem luz, mesmo que nossas cidades sejam continuamente iluminadas com múltiplas luzes artificiais. Desde o dia do nosso baptismo, nós cristãos e seguidores de Cristo somos chamados a nos tornarmos iluminados. Na verdade, os primeiros teólogos chamados Padres da Igreja, comparam Jesus com o Sol, fonte de luz, e nós homens, nós, os cristãos, com a lua, brilhando, certamente, mas apenas pela luz recebida do sol. Cristo é o Sol, fonte de vida e luz. Nossa missão, como cristãos, é reflectir a luz que recebemos de Cristo para iluminar todos os cantos da sociedade humana e de todas as nações do mundo. É exactamente assim que os primeiros cristãos entenderam isso. São Paulo fala aos Filipenses apelando para que os cristãos sejam "filhos de Deus sem mancha, no meio de uma geração perversa e corrompida; nela brilhais como astros no mundo." [2]. Se quisermos saber o que o mundo precisa
também hoje, como sempre, então vamos ver os primeiros cristãos! Eles foram chamados de "cristãos" porque confessaram a Cristo espalhando a luz de sua doutrina e se esforçaram para trazer aos homens o calor do seu amor. Ser cristão significava pertencer totalmente a Cristo, levar uma nova vida. Os primeiros cristãos estavam prontos, pela fidelidade a Cristo, a dar suas vidas e a morrer de modo que a luz do Evangelho resplandecesse e a presença de Cristo fosse mais radiante e tangível. E quem melhor do que o sacerdote pode manifestar a presença de Deus no meio de uma sociedade prejudicada por uma completa indiferença à questão de Deus e que, como diz São Paulo "se deixa levar por todo vento de doutrina" [3] e "correr atrás de uma multidão de mestres para atender os seus desejos de ouvir alguma novidade" [4]? Vamos fazer esta pergunta muito simples: o que é um padre?

A Bíblia apresenta o sacerdote como o homem da Palavra de Deus: "Portanto, vai ensinar todas as nações, baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" [5]. "Nós vamos embaixada por Cristo; é como se Deus estivesse exortando através de nós "[6]. Mas o que devemos ensinar? Bem, somente a Palavra de Deus e a doutrina, o ensinamento moral e disciplina da Igreja, a verdade sobre Deus, sobre Cristo e sobre o homem. O sacerdote é amplamente apresentado como o homem do perdão: "Recebe o Espírito Santo. Aqueles a quem você perdoará pecados, eles serão dados a eles, aqueles a quem você os reter, serão retidos "[7]. O padre também é apresentado como o amigo íntimo de Cristo: "Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. Já não vos chamo servos ... mas eu vos chamo amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai, eu vos dei a conhecer. "[8] E, finalmente, o sacerdote é o homem da Eucaristia: "Faça isso em memória de mim" [9]. O padre é acima de tudo o homem da Eucaristia. Tenho o prazer de recordar aqui uma página luminosa do Papa São João Paulo II sobre a relação entre o sacerdócio e a Eucaristia:


"O sacerdócio, desde as suas origens, é o sacerdócio de Cristo. É ele quem oferece a Deus Pai o sacrifício do seu Corpo e do seu Sangue. E com seu sacrifício, ele justifica aos olhos de Deus, toda a humanidade e indirectamente toda a criação. O sacerdote, celebrando diariamente a Eucaristia, desce ao coração deste mistério. É por isso que a celebração da Eucaristia não pode deixar de ser, para ele, o momento mais importante do dia, o centro da sua vida. O padre age aqui, verdadeiramente "in persona Christi". O que Cristo fez no altar da cruz e que instituiu pela primeira vez e estabeleceu como sacramento no Cenáculo, o sacerdote renova com a força do Espírito Santo. Na celebração da Eucaristia, o sacerdote está tão envolvido pelo poder do Espírito Santo e as palavras que ele profere adquirem a mesma força e eficácia que as que saíram da boca de Cristo durante a Última Ceia" [10]

É por isso que ver um padre é "ver Jesus num homem". E o santo sacerdote de Ars afirma: "Se tivéssemos fé, veríamos Deus através do sacerdote como uma luz atrás de um copo, como vinho misturado com água ..." ... Se tivéssemos fé ... A ordenação sacerdotal do irmão Bento do Sagrado Coração deve-nos encorajar a olhar o sacerdote com os olhos da fé, desde que recebe o sacramento da Ordem, o nosso Irmão torna-se mais do que um "alter Christus"; de fato, configurado em Cristo, Cabeça do Corpo Místico que é a Igreja, o sacerdote é realmente "ipse Christus", o próprio Cristo. Não disse São João Vianney sobre ele: "O sacerdote é um homem que toma o lugar de Deus, um homem que está vestido com todos os poderes de Deus", mas ele imediatamente acrescentou: "Quão triste é um padre que celebra a missa como um momento comum! Quanto se perde um padre que não tem vida interior!"? Sim, a missa diária deve irrigar a vida de oração de cada sacerdote ... este é o fundamento da vida sacerdotal. A oração, o oficio divino, o face a face quotidiano com Deus constituem o coração de toda a vida sacerdotal. O sacerdote é essencialmente um homem de oração, um homem que permanece constantemente diante de Deus.Como cânone, é no coro desta abadia que o Irmão Benedito do Sagrado Coração é chamado a rezar a Liturgia das Horas. Este é o dia dos religiosos e dos sacerdotes: é a oração de adoração e súplica da Igreja, porque, como diz a Constituição sobre a sagrada liturgia Sacrosanctum Concilium do Concílio Vaticano II, "O Ofício Divino é verdadeiramente a oração de Cristo que ele, com seu Corpo místico, apresenta ao Pai "[11]. Para cumprir o Ofício Divino diariamente e em plenitude, é preciso coragem, fidelidade e perseverança no Amor, é necessário ter em sua alma um grande desejo de ver Deus face a face, esse desejo de que humildemente testemunhou o Irmão Vicente Maria da Ressurreição: Eu nunca deixo de meditar sobre esta viva chama do Amor sem palavras que se reflectiu na atitude de oferecimento deste religioso, ao mesmo tempo tão valente e tão humilde, no coração da sua indizível provação. Sim, o padre precisa de muitas lutas silenciosas, renúncias e sacrifícios para se separar do mundo e de suas preocupações, a fim de entregar-se total e absolutamente a Deus, porque ele deve constantemente lutar contra a superficialidade ou o activismo frenético e mundano que tende a banir Deus da nossa vida consagrada. Santo Anselmo, que celebramos hoje, pode ajudar-nos a não sucumbir a tais tentações: "Venha, coragem, pobre homem! Ele nos disse: "Vá um pouco mais longe, esconda-se por um momento do tumulto de seus pensamentos. Rejeite agora os cuidados pesados ​​e deixe de lado suas preocupações. Dê a Deus um momento e descanse um pouco nele. Entre na sala da sua mente, bane tudo, excepto Deus ou o que quer que possa ajudá-lo a procurá-lo. Feche a sua porta e procure por ele. Agora, fala, meu coração, abra-se todo e diga a Deus: ˝Eu procuro O seu rosto; é a Tua face, Senhor, que eu procuro" [12]. Assim, nas suas esmagadoras tarefas como Abade de Bec, e como Primaz da Igreja da Inglaterra, St. Anselmo acreditava que a oração era para irrigar toda a sua vida: o seus contemporâneos atestam que ao amanhecer o encontravam frequentemente ajoelhado diante do Santa Presença. Um dia na abadia de Bec, o Irmão zelador, cuja tarefa é acordar os monges para o canto de Matinas, viu na tenda do capítulo, uma luz brilhante, era o abade santo, rodeado por um halo de fogo. Da mesma forma, tenho a certeza que os Cânones da Mãe de Deus, cantando salmos todos os dias neste magnífico mosteiro, estão familiarizados com a exclamação do pai da restauração da vida monástica, Dom Prosper Guéranger: "Como se pode ser frio quando se canta estas coisas!" [13].

É, portanto, através deste espírito marcado pelo dom de si e o fervor que o sacerdote deve rezar o Ofício Divino, que o prepara para a celebração da Santa Missa e a prolonga, porque é a fonte e o culminar de toda a vida sacerdotal. A expressão de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente no Evangelho deste dia, é dirigida a todos os baptizados, e mais particularmente aos sacerdotes: "sejam o sal da terra e a luz do mundo" deve ser entendida não como mero incitamento a difundir uma mensagem ou opinião entre outras, que permaneceria externa àquele que proclama a Boa Nova do Evangelho, mas como a epístola deste dia diz, é a oferta de uma vida, da nossa vida, que "sofre, realiza a obra de evangelização e leva até ao fim o ministério", neste caso o ministério sacerdotal, essencialmente centrado na celebração diária da Eucaristia. Você vê o quão exigente é ser padre! Mas, queridos irmãos e irmãs em Cristo, mesmo que vocês não sejam sacerdotes, é tão sério e tão exigente participar da celebração da Eucaristia, comer o Corpo e o Sangue do Cordeiro sacrificado, para comer aquela carne entregue, para beber aquele sangue derramado. Este acto é ainda mais grave porque nos compromete a levar, com Cristo, o Caminho desse Amor incondicional, o Caminho desse amor de Deus dado ao extremo, isto é, a doação de nós mesmos até à morte, mas uma morte que leva à vida eterna, à vida com Deus na eternidade.

Eu gostaria de concluir esta homilia evocando as vocações sacerdotais numa abadia que, graças a Deus saúda todos os anos novos candidatos. Como você sabe, na França, e mais genericamente nos países mais ricos do Ocidente cristão, sob a pressão da secularização, do ateísmo prático, do materialismo e do hedonismo, que em sua maior parte são a causa da apostasia e de uma perversão sem precedentes, também por causa da crise e até mesmo do colapso da família fundada no sacramento do matrimónio indissolúvel, temos uma falta de sacerdotes e seminaristas. Em 1931, há muito tempo atrás, o escritor francês François Mauriac escreveu estas linhas que permanecem muito actuais:

"Você diz que há falta de padres? ... Na verdade, que mistério adorável ainda haver sacerdotes! Em casa, nenhuma vantagem humana: nenhuma vantagem material, e mesmo muito frequentemente a pobreza, o celibato e a castidade que causam a suspeita de espíritos fortes, a solidão e também, muitas vezes, o escárnio, até mesmo ódio, especialmente a indiferença de um mundo onde parece não haver lugar para eles, tal é a parte que os sacerdotes escolheram! Acrescente a isso uma atmosfera pagã que os rodeia durante todo o caminho para tentar sufocá-los. O mundo riria de sua virtude se acreditasse nisso, mas não acredita. Então nós os observamos, nós os rastreamos. Mil vozes denunciam aqueles que caem. Entre os outros, o maior número, ninguém se surpreende ao vê-los trabalhar de forma obscura, a olhar para os corpos que agonizam, para percorrer os tribunais de patronato... As palavras de Cristo sobre eles se tornam realidade todos os dias: "Eu te enviei como ovelhas entre os lobos ... Você será odiado por todos por causa do meu nome" [14]. E, no entanto, desde há séculos, há homens que escolhem não ser humanamente consolados e até mesmo odiados. Eles escolhem perder a vida porque, uma vez, Alguém, no fundo de seu coração, fez essa promessa, que parece louca aos olhos do mundo: "Aquele que salvará sua vida a perderá; e quem perder a sua vida por minha causa achá-la."[15]

Irmão Bento do Sagrado Coração, em conclusão desta meditação sobre o sacerdócio, deixe-me confiá-lo à Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe da Igreja, oferecendo-lhe esta oração:

Virgem Maria, Mãe de Cristo Sacerdote

Mãe dos padres de todo o mundo,
você ama especialmente os padres,
porque são as imagens vivas do teu Único Filho.
Nós te imploramos, proteja os padres! Proteja o irmão Bento do Sagrado Coração.
Virgem Maria, peça você mesma a Deus Pai

os sacerdotes de que tanto precisamos;
e como o seu Imaculado Coração tem todo o poder sobre ele,
obtem-nos, ó Maria,

sacerdotes que sejam santos!

Amém!

Que Deus te abençoe e que Nossa Senhora do Sacerdócio te proteja!

Amém. Aleluia!

Cardeal Robert Sarah
Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos

[1] Cf. Patrologia latina de Migne, t. CLVIII, col. 923.

[2] Ph 2, 15.

[3] Veja Ep 4, 14.

[4] 2 Tim 4, 3-4.

[5] Mt 28,19.

[6] 2Co 5,20.

[7] Jo 20: 22-23.

[8] Jo 15, 14-15.

[9] Lucas 22 e 19.

[10] João Paulo II, Minha vocação, dom e mistério, por ocasião do 50º aniversário da minha ordenação sacerdotal, Bayard, Deer, Fleurus Mame, Téqui, 1999. Reedição, Palavra e Silêncio, 2013.

[11] n. 84.

[12] Santo Anselmo, Entrevista sobre a existência de Deus.

[13] Dom Prosper Guéranger, Prefácio Geral do "Ano Litúrgico".

[14] Veja Mt 10, 16-22.

[15] François Mauriac, New Cahiers, Segundo Livro, 1931. Ed. Saint-Paul, 1982."


Homilia do Cardeal Robert Sarah na ordenação sacerdotal do Padre Bento do Sagrado Coração dos Cânones da Mãe de Deus da Abadia de Nossa Senhora de Lagrasse, Sábado, 21 de Abril de 2018.
http://lanef.net/2018/04/27/la-vocation-du-pretre/

Sem comentários:

Enviar um comentário