terça-feira, 12 de junho de 2018

A salvação

O que é a salvação? Aqui está um belo texto para nos desacomodar e levar à verdadeira missão:  a salvação das almas. Partilho um texto magnífico de Susan Potts no The Remnant Newspaper.
Os realces no texto são meus.

Para onde foram todos os católicos?
Escrito por Susan Potts
https://remnantnewspaper.com/web/index.php/articles/item/3931-where-have-all-the-catholics-gone

Nos dias anteriores às Mudanças, ninguém usava palavras como liturgia ou eucaristia ou reconciliação. Era a Missa, a Sagrada Comunhão e Confissão. Palavras simples e diretas. Todos sabiam o que eles significavam. Nós não falamos sobre rubricas, e a maioria dos leigos não sabia nada sobre ambos e asperções e turibulos. Esse eram assuntos do padre. Como um médico, ele tinha o seu léxico profissional, e não era realmente a nossa preocupação. Nós apenas seguiamos em frente, confiantes de que estávamos sendo levados para o céu.

É disso que falavamos, Céu e Purgatório, e o que tínhamos que fazer para alcançar um e encurtar o outro. Nós estremeciamos ao pensar no Inferno, e também não falavamos muito sobre isso. Nós apenas pensavamos em trabalhar a nossa salvação com medo e tremor, como São Paulo nos disse para fazer. Tudo pelo amor de Jesus, a Glória de Deus e a Salvação das almas, assim nós costumávamos dizer.

Mas você quase nunca mais ouve falar sobre a salvação. O assunto simplesmente não aparece. Você não se pergunta porquê? Estão os católicos assim tão certos do Céu, ou está alguma outra coisa acontecendo?

Eu acho que é outra coisa. Há uma profunda relutância neles para abordar o assunto. Algo os retém. Não é que eles estejam em silêncio. Há muita conversa insípida por aí. Mas se você cortar as palavras vazias e olhar abaixo da superfície do que hoje passa por teologia, você encontrará o obstáculo.

É um bloqueio mental de parede tripla.

Primeiro, as pessoas não sabem mais o que é o Céu. Segundo, eles não sabem o que é pecado e o que não é. E terceiro, eles não sabem o que fazer com essa doutrina problemática, Extra Ecclesia Nulla Salus, fora da Igreja não existe salvação. Essas três coisas tornam quase impossível falar sobre salvação.

Considere o primeiro obstáculo. Muitos anos de sacerdotes e professores agnósticos nos dizendo que realmente não sabemos nada sobre o Céu, isto fez desaparecer a Fé e a Esperança sobrenaturais. Nada mais parece claro. Perguntas não são respondidas; as dúvidas não são dissipadas. Retiros, palestras sobre educação religiosa e discussões em sala de aula são mais ou menos assim:

"O céu é um lugar?", Pergunta um estudante.

O pedante encarregado balança a cabeça, mas não diz nada. Ele acaricia o queixo e abaixa as pálpebras, ponderando a questão. Todo mundo espera

"É um estado da existência", diz ele finalmente, com cuidado, como se estivesse transmitindo uma verdade profunda.

O estudante persiste. "Mas o que isso significa?"

"Não temos certeza."

O estudante suspira. Ele vira a cabeça, olha pela janela e nunca mais coloca a questão.

Eu já ouvi esse tipo de coisa muitas vezes. Logo o assunto é falado as palavras evaporam, portentosas como fumaça fina. Nada adere à mente; nada se apega à alma.

Chega deste absurdo. É claro que o Céu é um lugar e os que têm autoridade devem dizer isso alto e claro. Esse lugar sobrenatural está além da nossa imaginação, mas isso não significa que não seja real. Está acima da natureza, incorruptível; a sua substância dura para sempre.

Quero dizer, vamos ver, se o Céu não é um lugar, então onde está Nosso Senhor? O que Ele vê através de Seus belos olhos, e o que Ele toca com suas Mãos Feridas? E exatamente onde está Nossa Senhora, a Imaculada Conceição, ela que assumiu corpo e alma no Céu?

Eles não estão flutuando nalguma névoa etérea. Aqui estamos a falar de presença física. Algum dia, quando contemplarmos os nossos Rei e Rainha reinarem gloriosamente no Céu, serão rostos reais que veremos, vozes reais que ouviremos.

A negação da realidade substancial do Céu destrói uma doutrina após a outra. Se o Céu não é um lugar, o que dizer da Ressurreição do Corpo? Não deveríamos ter os nossos corpos de volta no Dia do Julgamento? O nosso próprio sangue e ossos? Os nossos próprios dedos das mãos e pés? Isso é o que a Igreja ensina. É nisso que acreditamos. Mas para onde iriam esses corpos glorificados?

Ah, então isso não é tão certo também.

A Encarnação, a Ascensão e a Segunda Vinda são colocadas em dúvida. Acabamos com algum tipo de tagarelice esotérica sobre a próxima vida. Eles nos dizem que temos que ter fé que a vida continua após a morte, não temos certeza de como. Talvez seja uma imortalidade espiritual, livre de carne. Quem sabe?

O segundo obstáculo para abrir a discussão sobre a salvação é o problema do pecado e suas consequências. Cristo morreu pelos nossos pecados. Todo mundo repete a fórmula, mas as palavras realmente penetram em nós? Alguém percebe porquê?

Para nos salvar do inferno. É por isso. Isso é o que a salvação é. Para nos resgatar da condenação. Se não formos salvos, estamos condenados. É tão simples como isto.

Temo que as pessoas não tenham mais medo do Inferno. Eles rejeitam toda a ideia. É simplesmente absurdo demais para a mente moderna; a imagem não adere. Chamas e escuridão e o cheiro de enxofre - quem acredita nisso?

Mas o inferno existe. É real. E isso é eterno.

Imagine a pior dor, a pior tristeza, o pior arrependimento que você já experimentou. Sinta novamente a angústia, a amargura, a solidão mais arrebatadora que você já sentiu. Isso é apenas um vislumbre do que é o Inferno, e o pecado coloca-nos lá.

Ainda não podemos falar sobre o pecado. Nós não devemos julgar. Não devemos mencionar os mandamentos. É como se o pecado não existisse. Você acha que os padres se tornaram psicólogos. Praticando o positivismo incondicional, a negatividade se dissolve, e uma bela flor cresce das profundezas do coração humano perfeito, mais ou menos como uma versão moderna do Nobre Selvagem de Rousseau. Nenhuma mancha de pecado original existe para eles. Está tudo bem.

E qual é o efeito de negar o mal? É a Perdição.

Pense em todas as coisas que as pessoas agora aceitam. Coisas que costumávamos chamar de Pecados Mortais - mortais, porque eles nos matariam. A Igreja costumava nos alertar sobre eles, para que não nos perdêssemos, mas há muito silêncio agora.

O maior deles é a contracepção artificial. Nunca esquecerei o que aconteceu no domingo após o lançamento do Humanae Vitae. A encíclica foi notícia de primeira página no jornal local. Um longo artigo citava uma grande quantidade de teólogos que afirmavam, com aparente autoridade, que o ensinamento não era infalível. As pessoas poderiam decidir sobre isso. Eles eram adultos responsáveis.

Curioso, pensei, quando fomos à missa, esperando ouvir o verdadeiro ensinamento da Igreja. Mas o padre nem sequer mencionou a encíclica, nem na semana seguinte, nem na próxima. Mais tarde soubemos que até mesmo os bispos haviam rejeitado e Roma não fez nada. A dissidência se levantou. Ninguém falou sobre isso. O planeamento familiar era um assunto privado, afinal de contas. O que os sacerdotes celibatários sabiam sobre o casamento? Eles se perguntavam.

Então as pessoas fizeram o que parecia certo aos seus próprios olhos. Não houve repercussões. Em todos esses anos, nunca ouvi um padre dizer no púlpito que uma mulher não pode ir à Comunhão se está tomando pílula, ou ouviu um padre falar sobre o mal da esterilização, o golpe de morte no corpo, a infame mutilação da carne.

Eles são relutantes em falar sobre a perversão da homossexualidade, mesmo diante de todos os escândalos. Eles não falam sobre adultério ou fornicação ou cobiça ou roubo. Sobre mentir? Não, nem uma palavra.

Eles raramente falam sobre a beleza do Céu, o sofrimento no Purgatório, ou a dor ardente do Inferno. Imagine isso. Ninguém menciona que nem todos nós podemos acabar no mesmo lugar. Não há sinais de aviso. Eu acho que não há nada para se preocupar.

Estão todos estão salvos? Ninguém está perdido?

O pedante fala de novo:

"Jesus é tão misericordioso", diz ele com um aceno de mão. "Ele não suportaria mandar ninguém para o inferno."

"Mas você não precisa fazer nada para ir para o Céu?", Pergunta um aluno inocente. "Você não tem que ser digno?"

O pedante revira os olhos.

O menino persiste. "Você tem que ser batizado, certo? Você tem que ser católico".

Outro aluno fala. "Visto que a Igreja é o Corpo Místico de Cristo, os sacramentos não nos mudam? Torna-nos aptos para o céu?"

O pedante levanta o queixo. Seus olhos cinzentos estão distantes, como se ele visse além do quarto, vendo algo que ninguém mais pode ver. Ele inala profundamente pelo nariz.

"Não se deve ser divisivo", diz ele, em seguida, detalha o novo entendimento, a probabilidade da salvação universal. Há ignorância invencível, afinal de contas, e toda a ideia do cristão inconsciente. E depois há aquelas experiências de quase morte que parecem apontar para uma vida após a morte agradável para todos. Não faz sentido falar sobre isso, conclui ele.

Mas eu digo que devemos.

Por que o Magistério não limpa o nevoeiro? Por que os padres e bispos não dizem apenas: Fora da Igreja Católica não há salvação. Eles estão assustados? Com medo de ofender os infiéis? Ou pior, eles perderam a Fé?

Independentemente disso, a doutrina é verdadeira.

Deixe-me dizer-lhe o que esse ensinamento significava para mim há muito tempo atrás, quando eu era apenas uma garotinha. Não foi nada menos do que um convite do céu.

Eu não nasci católica, embora não tenha entendido muito bem isso. Afinal, eu conhecia o Credo Niceno de cor e recitei fielmente na Igreja Episcopal de Cristo, orgulhosamente proclamando minha crença na Única Igreja Católica e Apostólica. Eu não era protestante, isso era certo. Mas meus amigos católicos da quarta classe me colocaram firmemente na Estrada para a Salvação.

Nós costumávamos ficar num círculo no recreio na Southwestern School, esperando que o professor não notasse e nos fizesse jogar kickball ou Red Rover ou algum outro jogo chato. Nós tinhamos coisas importantes para discutir. Havia cinco de nós - Dolores, Mary Kay, Anne, Barbara e eu.

Às vezes estava muito frio. A neve cobria os nossos sapatos de sela, e nos amontoavamos juntos, puxando os nossos casacos para perto e tremendo como loucos. Mas eu quase não notava. Essas garotas me contaram as coisas mais surpreendentes. Coisas que eu nunca tinha ouvido antes. Coisas sobre o outro mundo. Eu poderia ter escutado elas para sempre. Elas tinham palavras engraçadas como o Purgatório e o Limbo e indulgências. Eles realmente acreditavam no inferno. O diabo era real, elas diziam.

Meus amigos conheciam todo tipo de coisas sobre o céu. Era fantástico. Era como se eles compartilhassem algum conhecimento secreto. Não havia dúvida em suas mentes que o Céu era um lugar, e eles conversaram sobre isso como se tivessem estado lá. Eu pedida para saber mais.

Eles se entreolharam, sacudiram a cabeça e depois olharam tristemente para mim.

"Mas você não pode ir para o céu", disseram eles.

"Por que não?"

"Porque você não é católico."

"O que eu tenho que fazer para ser católico?"

"Você tem que ir à catequese."

Essas palavras atingiram meu coração como uma flecha. Mesmo que eu não fosse capaz de “ir à catequese” até que eu estivesse no segundo ano da faculdade, decidi-me naquele momento. Eu seria católica. Uma de verdade, não apenas uma dizendo o Credo de Nicéia na Igreja Episcopal, imaginando como eu poderia acreditar na Única Igreja Católica Sagrada e não estar nela.

Essas garotas de nove anos possuíam a Verdade e não hesitaram em me avisar. Eles me disseram o que era necessário para a salvação porque eu era amiga deles. Eles não diluíram a doutrina. Eu não precisava saber sobre as exceções. Eu só precisava de ser católica.

Por favor, me poupe das nuances. Eles existem, eu entendo isso. Pode haver pessoas no céu que não pensamos que estaria lá. Isso é bom. Eu não faço ideia de como o Senhor vai resgatar pessoas no último minuto que não entraram na Igreja durante sua vida. Eu não finjo saber como a graça queima a incredulidade de suas mentes antes que suas almas partam deste mundo, mas eu não tenho que conhecer essas coisas extraordinárias. Isso é assunto de Deus.

Tudo o que sei é que todo ser humano nesta terra precisa de ser resgatado do inferno. Nosso Senhor morreu para garantir um lugar para nós no céu. Ele fundou uma Igreja, a Única Igreja Verdadeira, necessária para a salvação das almas.

Se isso não for verdade, então tudo o que estamos fazendo é uma perda de tempo. Por que devemos lutar tanto? Por que devemos nos manter tão próximos da tradição? Por que deveríamos nos esforçar para enfrentar o fluxo de imoralidade e desespero que engole o mundo? O que isso importa? Qual é o ponto? Se existe salvação fora da Igreja Católica, então não precisamos fazer nada. Apenas pule de volta no Mar do Desconhecimento.

Para mim, eu prefiro ser como os meus velhos amigos, aquelas garotas valentes que primeiro me disseram o que eu tinha que fazer para salvar minha alma.

Sem comentários:

Enviar um comentário