sexta-feira, 19 de maio de 2017

Cardeal Robert Sarah - Encontro com os sacerdotes

Cardeal Robert Sarah - Encontro com os sacerdotes, diocese de San Sebastián 24/05/2016

Nós somos sacrificados como Cristo pelo mundo. Já não contamos nós, conta a Igreja e o mundo.

Vivemos a Santa Missa cada dia para nos recordar que também nós somos um sacrifício perene para o mundo.

Esse Sacrifício celebramos cada dia na Eucaristia. Não sei se temos a consciência, nós simples sacerdotes temos em cada dia nas nossas mãos Deus. Que milagre! É para mim sempre uma alegria, todos os dias Deus! Para mim e para o próximo.
Isto significa como devemos tratar a Eucaristia.

Eu sou responsável pela liturgia...quando vejo em São Pedro na celebração em procissão entramos com o Santo Padre, e quando entra o Santo Padre vê-se uma floresta de telemóveis e câmaras. E durante toda a missa se tiram fotografias. Bispos, cardeais, leigos, todos tiram fotografias.
Este é um escândalo, em vez de rezar estar a tirar fotografias.

Que graças devemos de dar por sermos sacerdotes, de termos o Sacrifício de Cristo connosco, pela nossa santificação e pela santificação do povo de Deus.

Por isso penso que nós sacerdotes devemos cuidar da vida interior. Reparai que Cristo cuidava da vida interior dos seus apóstolos, muitas vezes os levava para longe, para o deserto para rezarem toda a noite.
Também nós devemos cuidar da vida interior, fazendo várias coisas. Sei que temos várias coisas para fazer, uma, duas, cinco paróquias...mas não vos preocupeis mais com o que fazeis do que com o que sois.

Até São Gregório Magno no 7º século dizia: somos muitos sacerdotes, mas os que fazem verdadeiramente o trabalho de sacerdote são poucos. Porque ele estava preocupado não com o que havia mas com o que se é.
Devemos ir até Cristo, conformar-nos a Cristo, sermos como Cristo, ipse Cristo. Nós sacerdotes somos outro Cristo. Damos a absolvição em nome de Cristo.

Hoje especialmente devemos cuidar da vida interior, principalmente porque o mundo sente tem mais a falta de Deus. Já São João Paulo II dizia que o mundo vive como se Deus não existisse. Até os cristão são cristãos apóstatas.

Eu estou muito agradecido ao Senhor por me ter feito cristão e sacerdote. Estou muito agradecido por ter vivido 5 anos com o Papa São João Paulo II, que vi a rezar e a rezar com ele. O que mais me tocou foi que quando estava mais fragilizado fisicamente permanecia ajoelhado diante do Santíssimo, sempre de joelhos por amor.
Bento XVI está neste momento a escrever a sua maior encíclica. A encíclica do primado de Deus na oração.

O diabo tenta dividir a Igreja. Vemos um bispo fala de uma maneira, outro fala de outra, cada um com a sua opinião. Nós somos enviados e somos enviados por Deus, não para darmos a nossa opinião mas sim a de Deus.
Ninguém tem o direito de dizer «eu quero a Igreja assim», a Igreja é de Deus. O que ensinamos não é nosso, o que ensinamos é de Deus, nós somos enviados a ensinar.


O Senhor e a Igreja deram os Sacramentos, mas se nós não celebramos bem a Eucaristia, se não celebramos com Fé e com piedade vemos apenas um espectáculo. Ao sermos nós os protagonistas escondemos Cristo, Cristo fica fora e fico só eu. Assim as pessoas não vêem o que celebramos, celebramos a morte de Cristo.
Se Deus não é colocado em primeiro lugar negamos os Sacramentos. Assim as pessoas não conseguem comungar Cristo porque não vêem aí o Corpo de Cristo e não podem construir a sua Fé e a sua vida no Corpo de Cristo.
Cristo disse: se não comerdes o meu Corpo não tereis a vida. Como pode um cristão ter a vida se não sabe o que é o Sacramento da Eucaristia e o Sacramento do Sacerdócio?
Todas as pessoas devem-nos ver como outro Cristo, ipse Cristo. É uma grande responsabilidade. Podemos ser pecadores mas a vontade de Deus é que sejamos outro Cristo, como o Seu Filho, ipse Cristo para a salvação do mundo.
Devemos cuidar da celebração Eucarística, seguir as rubricas e não inventar. A celebração é uma obediência, Cristo morreu obedecendo até à morte.

Nós devemos levar a nossa vida sobre três pilares: Cruz, Hóstia e Virgem.
Nós somos cristãos, seguimos a Cruz de Cristo, estamos ao lado da Cruz de Jesus. Devemos contemplar sempre a Cruz. É o fermento de todos os Sacramentos. E como Cristo devemos ver o sacerdote como Cristo na Cruz.
Assento a minha vida na contemplação da Cruz, assento a minha vida na Hóstia. Porque viver sem Hóstia é impossível.
Não podemos banalizar a Eucaristia, hoje diz-se que devemos dar a Eucaristia a todos mas isso não é verdade, como é possível? Não é que só devamos dar aos santos, nenhum de nós é santo. Mas a verdade é que para aceder à Eucaristia existem condições a cumprir. Se dermos o Corpo de Cristo a todos é uma profanação e um insulto a Deus.
São Paulo disse que antes de aceder à Eucaristia cada um deve examinar bem o seu estado. Não posso dar a Eucaristia a todos porque a Eucaristia não é minha, é um dom de Deus.
Por favor, não vejais a Eucaristia como um bem pessoal para distribuir. Não é vossa, é um dom de Deus...E existem condições para aceder a este dom.
E o terceiro pilar é a Virgem Maria porque Maria está sempre junto à Cruz até ao fim. Maria é a nossa Mãe...Mãe do Sacerdócio. Devemos rezar o rosário todos os dias.

No livro de Isaías diz Deus: "Porque é que este povo me virou as costas em vez de virar o rosto para Mim?".
Vê-de como aplicamos o Sacrossanto Concilium destruindo a nossa Fé, a liturgia e os Sacramentos. Em alguns países já não se confessa. Se nós sacerdotes não nos confessarmos não vemos a necessidade de confessar os outros.

Não tenhais medo de dizer a doutrina, o Evangelho, não a vossa ideia. Sereis destruídos mas deveis dizer a verdade. A Verdade é uma: Jesus Cristo, a Via é uma: Jesus Cristo, a Vida é uma: Jesus Cristo. Essa é a vossa missão: dizer que a Via, a Verdade e a Vida é uma.
Hoje é urgente dizer a Palavra de Jesus Cristo, sem medo, sem compromisso, sem ambiguidade. Deve-se falar claro. É necessário falar claro, sem ambiguidade. Porque é caridade a clareza. A clareza é amor.



1 comentário:

  1. Não é por acaso que Bento XVI elogiou recentemente o trabalho do Cardeal Sarah, como agora se sabe.

    http://www.sensusfidei.com.br/2017/05/18/papa-emerito-bento-xvi-rompe-seu-silencio-para-elogiar-cardeal-sarah-e-advertir-sacerdotes-e-bispos-contra-a-mediocridade-e-a-preocupacao-pelo-poder-a-autoridade-as-necessidades-materiais-e-o-exito/

    ResponderEliminar