sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Eucaristia e Caridade


A mãe que no meio do sono vai alimentar o seu filho, o filho que visita a mãe idosa mesmo que ela já não o recorde, o abraço que reconcilia uma discórdia, a mãe que perdoa e ensina o filho 70 vezes 7 vezes, o obrigado, o desculpa, o por favor, um sorriso e um bom-dia, são amor e sacrifício. É Caridade. E para todos eles, todos os dias no Altar está o maior acto de Caridade: o Sacrifício da Cruz, perpetuado pelo decorrer dos séculos.Fonte e centro de toda a vida cristã é o lugar onde se recebe e aprende a Caridade. "Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei". É ali ao Altar que levamos a nossa cruz, os nossos sofrimentos e intenções para com Cristo, por Cristo e em Cristo nos entregarmos a Deus de corpo e alma, recebermos as Suas graças e recebermos a Caridade do calor do amor divino, fonte da nossa Caridade.
É com o Sacrifício da Cruz que aprendemos a amar e a sacrificar-nos cada dia de forma que já não sejamos nós que vivamos mas sim Cristo que viva em nós.
É com o Sacrifício da Cruz que vendo em Cristo as Suas chagas e ouvindo o clamor "Tenho sede" aprendemos a ver Cristo nos nossos irmãos.

O nosso Divino Salvador cumprindo a Sua promessa "Estarei convosco até ao fim dos tempos" encontra-se realmente presente em Corpo e Alma nas espécies do pão e do vinho e dessa forma dá-se como alimento espiritual aos fiéis. Na consagração do pão e do vinho simbolizando a cruenta separação do corpo e do sangue temos o Cordeiro de Deus, alimento da Caridade com o qual nos vamos assemelhando a Cristo, "Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e Eu nele"
Assim, fortalecidos e unidos intimamente a Nosso Senhor a alma enche-se daquele amor que nos transforma, chama à santidade e à prática das virtudes, de forma a que semelhantes a Cristo possamos reconhecer e atender as necessidades dos nossos irmãos, espirituais e materiais.

Quando escutamos a Palavra de Deus vamos a caminho do Calvário recordando tudo o que Nosso Senhor nos ensinou. Carregando a nossa cruz até ao Altar enquanto escutamos a Palavra sentimos como os discípulos de Emaús "Não ardia cá dentro o nosso coração, quando Ele nos falava pelo caminho?". Unindo a Cruz à Palavra vemos nela o Verbo de Deus e assim aprendemos como se forma a Caridade e o que Deus quer de nós.

O desejo de felicidade colocado pelo Criador no intimo de cada um só será plenamente realizado na eternidade junto de Deus. É essa a nossa Esperança, à qual somos chamados e recordados quando o sacerdote diz "Felizes os convidados para a ceia do Senhor, eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo". Esperança de no Céu participarmos do banquete do Cordeiro e estarmos junto de Deus. É este o nosso horizonte quando todos os dias praticamos a Caridade, com amor e sofrimento, partilhando e levando essa mesma Esperança a quem sofre.

Participando do Sacrifício e alimentados por Nosso Senhor somos enviados pelas palavras "Ide em paz, o Senhor vos acompanhe" nas quais ressoam o mandato de Nosso Senhor "Ide, pois, ensinai todas as gentes, baptizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-as a observar todas as coisas que vos mandei. Eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo.". É o mandato da Caridade, a prática do maior mandamento "Amar a Deus sobre todas as coisas" e do que procede deste "Amar o próximo como a ti mesmo", chamar todos para o rebanho do Senhor praticando a Caridade, "Assim deixai a vossa luz resplandecer diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus."

A Eucaristia é Caridade e escola de Caridade porque a Santa Missa é a renovação e perpetuação do Sacrifício de Cristo na Cruz: o maior acto de Caridade, o amor de Deus que nos chama, o exemplo e modelo para a nossa Caridade.
A Santa Missa é Jesus no Calvário, com Maria nossa Mãe a seu lado, João aos pés da Cruz, e os anjos em adoração. E com Jesus aprendemos o que é o amor, a entrega e o sacrifício, com Maria aprendemos qual é o modelo de santidade, com João aprendemos a estar sempre presentes junto a quem sofre e a quem amamos e com os anjos aprendemos que é na adoração a Deus que recebemos as graças necessárias para aprender a amar.

Como na Caridade é dando que se recebe a Santa Missa é oferecida a Deus em adoração, reparação, agradecimento e petição. A Santa Missa é sobre Deus e o que Deus fez por nós de forma a que entregando-nos a Deus em corpo e alma, com humildade e em silêncio para O escutar recebamos de Deus todo o amor e graças. E aí está reflectido o novo mandamento da Caridade: "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.". Assim na Santa Missa atentos e concentrados em Deus aprendemos o amor que Deus tem por nós de forma a que levemos esse mesmo amor connosco ao nosso próximo.

2 comentários:

  1. Viva, meu caro

    Vais à Missa em algum centro da FSSPX?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva caro Anónimo, não, eu vou à Missa na minha paróquia.

      Eliminar