quinta-feira, 10 de maio de 2018

A missa tradicional - Ofertório

Apresento as orações do ofertório na missa do Papa Beato Paulo VI e na missa tradicional (missal 1962 do Papa São João XXIII).
Na missa na forma do Papa Beato Paulo VI é a parte depois da oração universal e antes da oração eucarística. Na missa tradicional é a parte depois do Credo e antes do Cânon Romano.

Vale a pena ler, rezar e reflectir nas belas orações da missa tradicional pela riqueza que apresentam.

Missal Papa Beato Paulo VI

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos da vossa bondade, fruto da terra e do trabalho do homem, que hoje Vos apresentamos e que para nós se vai tornar Pão da vida.

Bendito seja Deus para sempre.

Pelo mistério desta água e deste vinho sejamos participantes da divindade d’Aquele que assumiu a nossa humanidade

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos da vossa bondade, fruto da videira e do trabalho do homem, que hoje Vos apresentamos e que para nós se vai tornar Vinho da salvação.

Bendito seja Deus para sempre.

De coração humilhado e contrito sejamos recebidos por Vós, Senhor. Assim o nosso sacrifício seja agradável a vossos olhos.

Lavai-me, Senhor, da minha iniquidade e purificai-me do meu pecado.

Orai, irmãos, para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso.

Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

o sacerdote diz a ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS.

Amen.
Missal 1962 Papa São João XXIII

O Senhor seja convosco.
R. E com vosso espírito.

«Reza a oração colecta conforme a missa do dia»

Recebei, santo Pai, onipotente e eterno Deus, esta hóstia imaculada, que eu vosso indigno servo, vos ofereço, ó meu Deus, vivo e verdadeiro, por meus inumeráveis pecados, ofensas, e negligências, por todos os que circundam este altar, e por todos os fiéis vivos e falecidos, a fim de que, a mim e a eles, este sacrifício aproveite para a salvação na vida eterna. Amém.

Ó Deus, que maravilhosamente criastes em sua dignidade a natureza humana e mais prodigiosamente ainda a restaurastes, concedei-nos, que pelo mistério desta água e deste vinho, sermos participantes da divindade daquele que se dignou revestir-se de nossa humanidade, Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor Nosso, que sendo Deus convosco vive e reina em união com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Nós vos oferecemos Senhor, o cálice da salvação, suplicando a vossa clemência. Que ele suba qual suave incenso à presença de vossa divina majestade, para salvação nossa e de todo o mundo. Amém.

Em espírito de humildade e coração contrito, sejamos por vós acolhidos, Senhor. E assim se faça hoje este nosso sacrifício em vossa presença, de modo que vos seja agradável, ó Senhor Nosso Deus.

Vinde, ó Santificador, onipotente e eterno Deus e, abençoai este sacrifício preparado para glorificar o vosso santo nome.

«não inclui aqui as orações de insenção do Altar»

Lavo as minhas mãos entre os inocentes, e me aproximo do vosso altar, ó Senhor, para ouvir o cântico dos vossos louvores, e proclamar todas as vossas maravilhas. Eu amo, Senhor, a beleza da vossa casa, e o lugar onde reside a vossa glória. Não me deixeis, ó Deus, perder a minha alma com os ímpios, nem a minha vida com os sanguinários. Em suas mãos se encontram iniqüidades, sua direita está cheia de dádivas. Eu porém, tenho andado na inocência. Livrai-me, pois, e tende piedade de mim. Meus pés estão firmes no caminho reto. Eu te bendigo, Senhor, nas assembléias dos justos. Glória ao Pai...

Recebei, ó Trindade Santíssima, esta oblação, que vos oferecemos em memória da Paixão, Ressurreição e Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo, e em honra da bem-aventurada e sempre Virgem Maria, de são João Batista, dos santos apóstolos Pedro e Paulo, e de todos os Santos; para que a eles sirva de honra e a nós de salvação, e eles se dignem interceder no céu por nós que na terra celebramos sua memória. Pelo mesmo Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Orai irmãos, para que este sacrifício, que também é vosso, seja aceito e agradável a Deus Pai Onipotente.

R. Receba, o Senhor, de vossas mãos este sacrifício, para louvor e glória de seu nome, para nosso bem e de toda a sua santa Igreja.

Amém.

«Reza a oração secreta conforme a missa do dia»
  ..Por todos os séculos dos séculos.

Amém.

O ordinário da missa do Papa Beato Paulo VI pode ser consultado aqui: http://www.liturgia.pt/ordinario/ordinario.pdf

O ordinário da missa tradicional de 1962 do Papa São João XXIII pode ser consultado aqui: http://www.missatridentina.com.br/index.php/material-de-apoio-sp-473651883/material-de-apoio/61--1/file

2 comentários:

  1. É tão bom vir beber aqui... "Bendito seja Deus"
    “Por Cristo, com Cristo e em Cristo; A vós Deus Pai todo-poderoso; Na unidade do Espírito Santo; Toda honra e toda a glória; Agora e para sempre”

    ResponderEliminar
  2. Amen.

    É uma alegria poder partilhar desta fonte.
    "Haurireis águas com gáudio das fontes do Salvador" (Is 12, 3).
    https://w2.vatican.va/content/pius-xii/pt/encyclicals/documents/hf_p-xii_enc_15051956_haurietis-aquas.html

    ResponderEliminar