sexta-feira, 7 de setembro de 2018

O Sagrado Coração de Jesus esquecido pelos Homens

A primeira sexta-feira do mês é dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, partilho as orações deste dia:
Estão aqui na página 26, são o Acto de Desagravo ao Sagrado Coração de Jesus e o Acto de Consagração ao Sagrado Coração de Jesus.

Estas orações dizem tanto à nossa sociedade, lembram-nos os "esquecimentos, friezas e desprezos dos Homens para com a infinita caridade de Jesus" e lembram "aqueles que, errando longe do caminho da salvação, ou se obstinam na sua infidelidade, não vos querendo como pastor e guia, ou, conculcando as promessas do baptismo, sacudiram o suavíssimo julgo da Vossa santa lei".

Para quem quiser reflectir e ler sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus deixo também a encíclica do Papa Pio XII sobre esta devoção.

Vejamos o quanto tão longe estamos do Sagrado Coração constatando a diferença de mensagem dos nossos Bispos, que passou da união das almas com Deus para a simples união fraternal entre os Homens:

Mensagem dos Bispos de Portugal em 1967

“A Mensagem de Nossa Senhora aos pastorinhos da Cova da Iria põe de frente e em cheio este problema: não ofendam mais Nosso Senhor. A guerra é castigo do pecado neste mundo, e, se não houver emenda, o castigo final será a irreparável condenação eterna do Inferno. Quando Nossa Senhora pede que se reze o terço para que a guerra acabe, Ela desencadeia uma grande ofensiva de paz, que não é apenas a paz das armas, mas sobretudo a paz das almas com Deus...
Cada pecado mortal que nós conseguimos evitar, cada alma que nós conseguimos trazer à reconciliação com Deus, é um passo enorme no caminho da paz.”

http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/Fatima50/N01/N01_master/Fatima50_A1_N01_13Mai1967.pdf

Pastoral colectiva do episcopado português, revista Fátima 50 Ano 1 n.º 1, 13 de Maio de 1967, pág.16 (14 no pdf)
 Mensagem dos Bispos de Portugal
em 2016

“Fiéis ao carisma de Fátima, somos chamados a acolher o convite à promoção e defesa da paz entre os povos, denunciando e opondo-nos aos mecanismos perversos que enfrentam raças e nações: a arrogância racionalista e individualista, o egoísmo indiferente e subjetivista, a economia sem moral ou a política sem compaixão. Fátima ergue-se como palavra profética de denúncia do mal e compromisso com o bem, na promoção da justiça e da paz, na valorização e respeito pela dignidade de cada ser humano.”

http://www.conferenciaepiscopal.pt/v1/wp-content/uploads/CEP_CartaPastoral_CentenarioFatima.pdf

Carta Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa no Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, 8 de dezembro de 2016, pág. 11.

Esquecendo o que Deus nos deu e fez por nós abandonamos a Verdade e a Vida, passamos a querer apenas ter uma vida melhor, mais preenchida. Em vez de Deus ser a fonte e destino da Vida passou a ser um melhoramento para a nossa vida.
Perante esta triste constatação seguem-se então as orações ao Sagrado Coração, tão esquecido pelos Homens:





Depois de rezarmos ao Sagrado Coração podemos ler toda a mensagem dos nossos Bispos de 1967, perante o que nos diziam e o que não nos dizem agora ressoa a questão que Josué há poucos dias nos colocava: «Se não vos agrada servir o Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se os deuses que os vossos pais serviram no outro lado do rio, se os deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha família serviremos o Senhor».

Quem vamos servir? O Senhor, Deus da Igreja de todos os tempos que nos chama à conversão ou o Mundo em que apenas nos lembramos de Deus para melhorar e tornar a nossa vida mais preenchida?

Mensagem dos Bispos de Portugal em 1967:
http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/Fatima50/N01/N01_master/Fatima50_A1_N01_13Mai1967.pdf








Sem comentários:

Enviar um comentário