segunda-feira, 16 de abril de 2018

A alegria da Páscoa - o caminho e a misericórdia

Neste Domingo, a Palavra de Deus dirigiu-se-nos mostrando o que nos foi alcançado, o que nos é pedido e a beleza da misericórdia que é tanto mais bela quanto mais exigente é o caminho e quanto mais elevado é o destino.

Na primeira leitura (Actos 3, 13-15.17-19) é nos indicado o padecimento do Messias por isso: "arrependei-vos e convertei-vos, para que os vossos pecados sejam perdoados".

Na segunda leitura (1 Jo 2, 1-5) temos cinco momentos magníficos:
  • A Fé que nos é transmitida é para que não pequemos.
  • Jesus Cristo "é a vítima de propiciação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos do mundo inteiro".
  • O conhecimento de Jesus Cristo e da Verdade realiza-se se guardamos e vivemos os Seus mandamentos.
  • O amor de Deus atinge a perfeição ao guardarmos os mandamentos, a Sua Palavra.
  • Se alguém pecar tem sempre em Jesus Cristo como advogado junto do Pai.
No Evangelho (Lc 24, 35-48) temos em primeiro lugar a indicação da realidade da Ressurreição, de uma forma real de Corpo e Alma. Temos ainda a indicação do que é a compreensão das Escrituras: "o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, e que havia de ser pregado em seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações."

Aqui temos um quadro belissimo da alegria da Páscoa.
Jesus Cristo é o Messias, vítima de propriciação pelos nossos pecados. Agora que nos foi transmitida a Fé e pela Graça de Deus a alcançamos, e nela perseveramos, não devemos pecar. O encontro com Jesus Cristo e com a Verdade leva-nos a uma vida nova em Deus, de abandono do pecado e do que é mundano. Se pecarmos temos a misericórdia de Deus, com arrependimento e conversão temos Jesus Cristo, que deu a vida por nós, para nos reunirmos de novo nos braços do Pai.

Alegremo-nos porque fomos restituídos à glória da adopção divina, elevemos o olhar na esperança da felicidade eterna.

Sem comentários:

Enviar um comentário