sexta-feira, 13 de abril de 2018

da vida de São Francisco de Assis

Da Santa Missa de hoje, final da leitura I Actos 5, 34-42:
"Chamaram de novo os Apóstolos à sua presença e, depois de os terem mandado açoitar, proibiram-nos falar no nome de Jesus e soltaram-nos. Os Apóstolos saíram da presença do Sinédrio cheios de alegria, por terem merecido serem ultrajados por causa do nome de Jesus. E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e anunciar a boa nova de que Jesus era o Messias."

Da vida de São Francisco de Assis:
"Um dia, estando ele a pregar ao povo de Terni, o bispo da cidade, terminado o sermão, levantou-se para o felicitar publicamente. Disse-lhe ele: «Nestes últimos tempos, quis Deus lustrar a sua Igreja escolhendo este homem pobrezinho, desprezível, simples e sem letras. Isto nos obriga a louvar sempre o Senhor, sabendo que nenhum outro povo foi assim favorecido».
A estas palavras ficou o Santo deveras entusiasmado: o bispo acabava de declarar expressamente que ele era um homem desprezível. Apenas entraram na igreja, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: «Verdadeiramente, grande foi a honra que me dispensaste, senhor bispo, pois enquanto os outros me tiram o que me pertence, só tu deixas intacto o que é meu. Quero dizer: como homem de discernimento, soubeste distinguir o precioso do vil e deste a Deus o louvor e a mim o desprezo»".

"Ardia de amor em todas as fibras do seu ser para com o Sacramento do Corpo do Senhor, não acabando de se maravilhar com tão amorosa condescendência e generosíssima caridade.
Comungava com frequência e com tal devoção, que tornava devotos os que o viam. Como tinha em grande veneração tão augusto sacramento, oferecia nele o sacrifício de toda a sua pessoa e, ao receber o Cordeiro imaculado, imolava também a alma no fogo que lhe ardia incessantemente no altar do coração."


Tomás de Celano – Vida Segunda de São Francisco de Assis

Que a alegria da celebração da Páscoa produzam em nós fruto e levem ao mundo a Tua alegria.

Deus de eterna misericórdia, que reanimais a fé do vosso povo na celebração anual das festas pascais, aumentai em nós os dons da vossa graça, para compreendermos melhor as riquezas inesgotáveis do Baptismo com que fomos purificados, do Espírito em que fomos renovados e do Sangue com que fomos redimidos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Deus, Pai santo, que na vossa benigna providência quisestes que o vosso Verbo assumisse verdadeira carne humana no seio da Virgem Maria, concedei-nos que, celebrando o nosso Redentor como verdadeiro Deus e verdadeiro homem, mereçamos também participar da sua natureza divina.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Concedei ao vosso povo, Deus de misericórdia, a graça de manifestar na sua vida o poder de Cristo ressuscitado, para que o penhor da redenção que d’Ele recebemos nos alcance a plenitude dos seus dons. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Senhor, que pelo mistério pascal de Cristo restaurastes a dignidade da natureza humana e lhe destes a nova esperança da ressurreição, fazei-nos viver em amor constante o mistério que anualmente celebramos na fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Nós Vos pedimos, Deus misericordioso, que os dons recebidos neste tempo pascal dêem fruto abundante em toda a nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Senhor nosso Deus, que, para nos libertar do poder do inimigo, quisestes que o vosso Filho sofresse por nós o suplício da cruz, concedei aos vossos servos a graça da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Senhor nosso Deus, que nos enviastes o Salvador e nos fizestes vossos filhos adoptivos, atendei com paternal bondade as nossas súplicas e concedei que, pela nossa fé em Cristo, alcancemos a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Exulte sempre o vosso povo, Senhor, com a renovada juventude da alma, de modo que, alegrando-se agora por se ver restituído à glória da adopção divina, aguarde o dia da ressurreição na esperança da felicidade eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.  


Sem comentários:

Enviar um comentário