quinta-feira, 5 de abril de 2018

O mundo natural ao serviço do sobrenatural

Nosso Senhor Jesus Cristo usou os cuidados naturais do mundo como um impulso para elevar as almas a um plano superior e comunicar uma verdade sobrenatural com a intenção de salvar-nos do castigo eterno no inferno. Por exemplo, vemos Nosso Senhor agindo dessa maneira quando alimenta a multidão. Ele satisfaz a fome natural por um momento, mas usa a ocasião para pregar sobre o Pão da Vida.

Outro exemplo é a conversa que Jesus teve com a mulher samaritana junto ao poço. A preocupação da mulher é natural: ela está a tirar água do poço para que ela e sua família possam beber. Essa preocupação é inteiramente legítima, claro - todos nós precisamos beber -, mas é natural: diz respeito ao corpo corruptível, não à alma imortal. Mesmo que ela precise de água para beber, chegará o dia em que ela morrerá, e nenhuma água no mundo poderá impedir que esse dia se aproxime. Se ela morrer sem se reconciliar com seu Criador, ela será punida eternamente por sua culpa, e toda a sua vida natural, com toda a sua água, comida e outras necessidades físicas e amenidades, terá sido em vão.

Nosso Senhor aproveita a ocasião de encontrá-la junto ao poço para elevá-la ao nível do sobrenatural. Ele transforma o seu anseio por água natural num anseio pela Verdade, pela Água Viva da Vida Eterna. Desta maneira maravilhosa, Nosso Senhor aproxima-se dos pecadores e atrai-os para Ele.

Aqueles que estão preocupados com os assuntos deste mundo o Senhor eleva-os para apresentar-lhes a uma realidade muito maior e mais significativa: os seus destinos eternos. Assim, enquanto as preocupações temporais podem ser bastante legítimas, é claro, elas devem, por fim, ceder às preocupações maiores e mais importantes da alma.
Cristo Jesus ensinou: “Trabalhai, não pelo alimento que desaparece, mas pelo alimento que perdura e dá a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará; pois a este é que Deus, o Pai, confirma com o seu selo. (João 6, 27),  “Aquilo que nasce da carne é carne, e aquilo que nasce do Espírito é espírito.(João 3, 6) e “É o Espírito quem dá a vida; a carne não serve de nada: as palavras que vos disse são espírito e são vida” (João 6, 63).

Aquele que permanece focado no natural, no mundano, no temporal, acabará por receber a morte: “quem semear na própria carne, da carne colherá a corrupção; quem semear no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.” (Gl 6, 8). Nosso Senhor veio para nos libertar da excessiva preocupação com as coisas do mundo, ensinando-nos que Deus proveria se nós sinceramente procurássemos servi-Lo, e que em breve este mundo e tudo o que ele contém vão desaparecer de qualquer maneira.

Cristo colocou o natural ao serviço do sobrenatural. Ensinou-nos a colocar o olhar em Deus enquanto no mundo levamos a caridade, tendo como horizonte o Céu.

Para quem não acredita a vida natural deste mundo é o mais importante, mas para um católico a vida sobrenatural da graça e da felicidade na vida do mundo que há-de vir é infinitamente mais importante: “É que o salário do pecado é a morte; ao passo que o dom gratuito que vem de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus, Senhor nosso.” (Rom 6, 23).



"Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma. Temei antes aquele que pode fazer perecer na Geena o corpo e a alma." (Mt 10,28)

"E disse-lhes: «Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas, quem não acreditar será condenado" (Mc 16,15-16)

Sem comentários:

Enviar um comentário